O Governo Federal anunciou uma nova medida para os usuários do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) que estão inadimplentes: o prazo para renegociar as dívidas com o programa com desconto de até 99% foi prorrogado. Agora, o devedor tem até o dia 31 de agosto para limpar seu nome.
O FIES foi criado para auxiliar brasileiros que sonham com o ensino superior, mas não possuem condições para pagar integralmente uma universidade particular ou não foram aprovados em instituições estaduais e federais. Com o fundo, o valor da formação é totalmente financiado pelo poder público.
Segundo a especialista Lila Cunha, o programa funciona como um empréstimo, em que as parcelas começam a ser pagas exclusivamente após a conclusão do curso. Porém, muitos acabam endividados quando a faculdade termina. Por isso, o Governo Federal criou o Desenrola FIES.
Quem pode renegociar as dívidas pelo Desenrola FIES?
De acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, 1,2 milhão de estudantes se enquadram nos critérios definidos pelo Projeto de Lei nº 4172/2023, que autoriza a renegociação das dívidas pelo Desenrola FIES. Para conseguir fazer o acordo é necessário atender aos requisitos de:
-
Ter firmado o contrato de financiamento estudantil até 2017;
-
As negociações serão para os débitos somados até 30 de junho de 2023;
-
Não há critérios relacionados à renda do cidadão, todos podem negociar. O pode mudar é a porcentagem do desconto, que será relacionado às pessoas com maior índice de pobreza.
Onde negociar pelo Desenrola FIES?
As negociações foram prorrogadas para 31 de agosto deste ano. Até lá, os interessados devem procurar os canais de comunicação da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil.
Pela Caixa:
-
Através do aplicativo FIES CAIXA;
-
Pelo WhatsApp no número 0800 104 0 104;
-
Ligações também podem ser feitas pelo número 4004 0 104 (para capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 104 0 104 (para as demais regiões do País).
Pelo Banco do Brasil:
-
Através do aplicativo do BB na opção “Negociar dívidas” e “Contrato FIES”;
-
WhatsApp no número 61 4004 0001;
-
Ligue para a Central de Atendimento do BB pelo número 0800 729 0001.