Mais de 5 milhões de brasileiros estão AUTORIZADOS a sacar bônus pago pelo governo a partir de HOJE

Desde a última sexta-feira (31), mais de 5 milhões de brasileiros estão autorizados a sacar a restituição do Imposto de Renda, um dos momentos mais aguardados do calendário fiscal. 

Mais de 5 milhões de brasileiros estão AUTORIZADOS a sacar bônus
pago pelo governo a partir de HOJE. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Neste primeiro lote da restituição, a Receita Federal incluiu tanto contribuintes prioritários quanto não prioritários. Além disso, este lote é o maior já registrado na história de pagamentos fiscais e busca devolver aos contribuintes valores pagos a mais em impostos.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o Imposto de Renda, confira.

1º lote de restituição do IRPF

O 1º lote de restituição inclui 5.562.065 contribuintes, com um valor total de R$ 9,5 bilhões a ser creditado. Deste valor, R$ 8.857.175.779,78 serão destinados aos contribuintes prioritários, divididos em:

Restituição disponível

Os contribuintes que tiverem direito à restituição do Imposto de Renda, estão no primeiro lote e não receberem o depósito a partir de 31 de maio, terão até um ano para resgatar o valor

Durante esse período, o valor ficará disponível para saque no Banco do Brasil. Se o crédito não for automaticamente depositado, é possível reagendar o pagamento de forma prática no Portal BB ou pela Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-7290001 (demais localidades), e 0800-7290088 (exclusivo para deficientes auditivos).

Se, por qualquer motivo, o valor não for resgatado no prazo de um ano, o contribuinte deve fazer uma solicitação específica para reaver o montante. Esse pedido deve ser feito através do portal e-CAC. O procedimento envolve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, selecionar “Meu Imposto de Renda” e clicar na opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”. Este processo garante que o contribuinte ainda possa obter sua restituição, mesmo após o período inicial de disponibilidade no Banco do Brasil.

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com sólida experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile