Aguardado por milhões de contribuintes em todo o país, o pagamento da restituição do Imposto de Renda de 2024 já foi iniciado pela Receita Federal. No entanto, um grupo específico de cidadãos tem reclamado sobre a não liberação dos recursos.
As reclamações surgiram nas redes sociais e o assunto pegou de surpresa os clientes do banco. Ao realizar o envio do Imposto de Renda, o contribuinte realiza o cadastro de uma conta bancária que será utilizada para receber o pagamento da restituição, caso o contribuinte tenha direito.
O problema tem sido relatado por clientes da Caixa Econômica Federal que afirmaram não ter recebido o pagamento do 1º lote da restituição em suas contas. Os valores deveriam ter caído na conta já na sexta-feira (31), data em que foi liberado o pagamento para mais de 5,5 milhões de brasileiros.
De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, o banco se pronunciou e informou que a questão está sendo regularizada. Dessa forma, os clientes da Caixa deverão ter o acesso aos recursos liberado em breve.
O pagamento da restituição tem sido realizado em lotes. Por isso, os contribuintes que ainda não foram contemplados na primeira etapa deverão receber os recursos nos próximos meses. O pagamento obedece uma ordem de prioridades definida pela Receita Federal.
Confira quem terá prioridade no pagamento da restituição do Imposto de Renda:
- Idosos com idade acima de 80 anos;
- Contribuintes entre 60 e 79 anos de idade;
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- Moradores do Rio Grande do Sul afetados pelas enchentes;
- Contribuintes que utilizaram o modelo de declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via Pix;
- Contribuintes que possuem alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave.
Confira mais informações sobre o Imposto de Renda 2024 neste link.