Comissão aprova mudança no Bolsa Família e deixa beneficiários em alerta; veja detalhes

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados aprovou uma importante mudança no Bolsa Família. A medida pode fazer com que mais pessoas recebam o benefício. Programa atende atualmente mais de 20 milhões de famílias em todo o país. Veja o que muda.

Comissão aprova mudança no Bolsa Família e deixa beneficiários em alerta; veja detalhes (Imagem: FDR) 

O Bolsa Família é o maior programa de distribuição de renda do país, focado nas pessoas em vulnerabilidade social. Com ele é possível receber mensalmente, pelo menos, R$ 600. Para isso é necessário atender aos requisitos, que incluem a renda familiar mensal máxima.

É possível acumular o Bolsa Família com outros benefícios, mas é importante observar as regras, entenda melhor.

Mudança na renda para receber o Bolsa Família

  • A Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Câmara aprovou no último dia 22 de maio uma mudança no cálculo da renda para recebimento do Bolsa Família.
  • Agora o recebimento do BPC (Benefício de Prestação Continuada) será excluído do cálculo.
  • Com isso mais famílias poderão receber o Bolsa Família.
  • O BPC é pago aos idosos que não tem condições de se manter e às pessoas com deficiência.
  • Considerar o valor recebido como parte da renda familiar faria com que famílias que possuem crianças com deficiência acabassem deixando de receber o Bolsa Família.
  • Inclusive, o relator, senador Romário, o Bolsa Família é usado muitas vezes para a compra da medicação dessas crianças.
  • O texto é de autoria do senador Flávio Arns (PSB-PR) recebeu parecer favorável do senador Romário (PL-RJ) e segue agora para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Requisitos para receber o Bolsa Família

  • Famílias com renda mensal por pessoa de até R$ 218;
  • Inscritas e com os dados atualizado no Cadastro Único (CadÚnico).

Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, mais de 21 milhões de famílias receberão o Bolsa Família em calendário especial nesta semana, saiba mais.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.