Saque do FGTS e atendimento da CAIXA frustram brasileiros que alegam “desinteresse” do banco

De acordo com o relato de alguns moradores do estado do Rio Grande do Sul, o acesso aos serviços oferecidas pela Caixa Econômica está dificultado. Inclusive, em relação ao saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) que é um direito do trabalhador. 

fgts
Saque do FGTS e atendimento da CAIXA frustram moradores do RS que alegam “desinteresse” do banco (Foto: FDR)

Segundo uma reportagem do portal Alegrete Tudo, da cidade de Alegrete (RS), os gaúchos estão enfrentando dificuldades ao buscar o atendimento da Caixa Econômica. Como, grandes filas e ainda “interações com funcionários que não demonstraram empenho em resolver sua situação”. 

Saque do FGTS pela Caixa no Rio Grande do Sul 

O saque do FGTS pela Caixa Econômica fica disponível em pelo menos 14 situações diferentes. Como na demissão sem justa causa, aposentadoria, por doença grave, para financiamento imobiliário, no saque-aniversário ou durante uma situação de calamidade pública. 

Especialmente no último caso, os moradores de mais de 300 cidades do estado do Rio Grande do Sul foram autorizados a receber o saque-calamidade.

São liberados R$ 6.220 por trabalhador que possuir saldo na conta, e morar em cidade onde foi decretada calamidade pública. A quantia é usada para reestruturar financeiramente as famílias que foram atingidas por enchentes, alagamentos e etc. 

É possível fazer esse saque de forma online, da seguinte maneira:

  • Acesse o App do FGTS e faça login;
  • Agora, procure por “Saque digital”;
  • Escolha “Saque-calamidade”;
  • Pesquise o nome do seu município;
  • Confirme se atende as regras;
  • Envie um comprovante de endereço;
  • O valor será transferido para a sua conta bancária em até 5 dias. 

O que fazer se o atendimento na Caixa for demorado?

Tanto para o saque do FGTS, como para outros tipos de serviços que necessitam de atendimento da Caixa, os clientes podem tomar algumas atitudes que melhoram a sua experiência com o banco:

  • Chegue cedo ao banco, sempre no primeiro horário evitando ficar tanto tempo na fila;
  • Esteja atento ao horário de atendimento da sua agência;
  • Resolva a maioria dos serviços via App, internet banking ou telefone;
  • Tire suas dúvidas com os funcionários que estiverem atendendo sem necessidade de senha;
  • Leve todos os documentos ao banco para que seu atendimento seja concluído. 

Eu ensino como desbloquear o seu cartão CAIXA poupança nesta matéria

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com