Saque do FGTS e atendimento da CAIXA frustram brasileiros que alegam “desinteresse” do banco

De acordo com o relato de alguns moradores do estado do Rio Grande do Sul, o acesso aos serviços oferecidas pela Caixa Econômica está dificultado. Inclusive, em relação ao saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) que é um direito do trabalhador. 

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Saque do FGTS e atendimento da CAIXA frustram moradores do RS que alegam “desinteresse” do banco (Foto: FDR)

Segundo uma reportagem do portal Alegrete Tudo, da cidade de Alegrete (RS), os gaúchos estão enfrentando dificuldades ao buscar o atendimento da Caixa Econômica. Como, grandes filas e ainda “interações com funcionários que não demonstraram empenho em resolver sua situação”. 

Saque do FGTS pela Caixa no Rio Grande do Sul 

O saque do FGTS pela Caixa Econômica fica disponível em pelo menos 14 situações diferentes. Como na demissão sem justa causa, aposentadoria, por doença grave, para financiamento imobiliário, no saque-aniversário ou durante uma situação de calamidade pública. 

Especialmente no último caso, os moradores de mais de 300 cidades do estado do Rio Grande do Sul foram autorizados a receber o saque-calamidade.

São liberados R$ 6.220 por trabalhador que possuir saldo na conta, e morar em cidade onde foi decretada calamidade pública. A quantia é usada para reestruturar financeiramente as famílias que foram atingidas por enchentes, alagamentos e etc. 

É possível fazer esse saque de forma online, da seguinte maneira:

  • Acesse o App do FGTS e faça login;
  • Agora, procure por “Saque digital”;
  • Escolha “Saque-calamidade”;
  • Pesquise o nome do seu município;
  • Confirme se atende as regras;
  • Envie um comprovante de endereço;
  • O valor será transferido para a sua conta bancária em até 5 dias. 

O que fazer se o atendimento na Caixa for demorado?

Tanto para o saque do FGTS, como para outros tipos de serviços que necessitam de atendimento da Caixa, os clientes podem tomar algumas atitudes que melhoram a sua experiência com o banco:

  • Chegue cedo ao banco, sempre no primeiro horário evitando ficar tanto tempo na fila;
  • Esteja atento ao horário de atendimento da sua agência;
  • Resolva a maioria dos serviços via App, internet banking ou telefone;
  • Tire suas dúvidas com os funcionários que estiverem atendendo sem necessidade de senha;
  • Leve todos os documentos ao banco para que seu atendimento seja concluído. 

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Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com