Novo feriado! Lula cria nova folga para milhões de trabalhadores em todo país

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou o projeto de lei 14.759 de 2023 que cria um novo feriado nacional no país. Na realidade, este feriado já era adotado por alguns estados brasileiros, mas com a decisão do presidente todo o Brasil deve adotar a folga. 

feriado
Novo feriado! Lula cria nova folga para milhões de trabalhadores em todo país
(Foto: FDR)

O novo feriado nacional será em comemoração ao Dia da Consciência Negraem novembro. Com a decisão do presidente Lula, tomada ainda em 2023, todos os anos haverão pelo menos seis feriados no segundo semestre. E apenas no mês de novembro serão três folgas garantidas

Quando será o feriado de Consciência Negra?

O feriado de Consciência Negra já era comemorado em 6 estados (Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro) e em pelo menos 1.260 cidades. Mas com a sanção da lei, agora todo país deve adotar a folga, com o fechamento de instituições públicas e privadas. 

Por fazer referência a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, em 1695, o feriado se chamará Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra e será comemorado em:

  • 20 de novembro;
  • Quarta-feira em 2024. 

Por conta disso, os trabalhadores terão folga garantida por lei. Caso sejam obrigados a trabalhar têm o direito de trocar a data com folga em outra data, ou ainda, de receberem em dobro pelo dia trabalhado. 

Feriados nacionais em 2024

O próximo feriado nacional está marcado para esta quinta-feira (30), quando será comemorado Corpus Christi. Em junho, julho e agosto não há feriado nacional. O segundo semestre, no entanto, tem outras comemorações como:

  • sábado (7.set): Independência do Brasil;
  • sábado (12.out): Nossa Senhora Aparecida;
  • sábado (2.nov): Finados;
  • 4ª feira (20.nov): Dia da Consciência Negra;
  • 6ª feira (15.nov): Proclamação da República;
  • 4ª feira (25.dez): Natal.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com