21,6 mil famílias receberão Bolsa Família em calendário inédito desta semana

De uma forma inédita o governo federal vai liberar uma pagamento extra do Bolsa Família dentro do calendário que já está funcionando. Serão inclusas 21,6 mil famílias em situação de pobreza e que poderão sacar seu benefício já nesta quarta-feira (29).

bolsa família
21,6 mil famílias receberão Bolsa Família em calendário inédito desta semana
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Este é um feito inédito porque o governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), não costuma incluir novos grupos no Bolsa Família ao longo do calendário. Quando novas famílias são aceitas elas passam a receber apenas no cronograma seguinte. 

Quem vai ser incluso no Bolsa Família de maio?

Serão 21.680 mil famílias recebendo o Bolsa Família ainda em maio. De acordo com informações do poder público, tratam-se de famílias que:

  • São moradoras do estado do Rio Grande do Sul; e
  • Moram em regiões em estado de calamidade e em situação de vulnerabilidade;
  • Estão em abrigos ou foram acolhidas por outras famílias.

O MDS informou ainda que a entrada desses novos grupos só foi possível porque houve o processo de Busca Ativa, em que os funcionários de assistência social visitam as famílias para atualizar seus dados no Cadastro Único. A partir disso, elas são reconhecidas pelo governo.

Como saber se foi contemplado pelo Bolsa Família?

Para saber se conseguiu a aprovação no Bolsa Família e se vai receber a partir de R$ 600, os inscritos podem fazer a consulta online. O pagamento acontece nesta quarta-feira (29) independente do último dígito do NIS (Número de Inscrição Social) do titular. 

  • Pelo App Caixa Tem – na opção “Bolsa Família” ou “Extrato”;
  • Pelo App do Bolsa Família – basta fazer login com o CPF;
  • Ligando para a Caixa – número 111;
  • Ligando para o MDS – número 121. 

Outra ação do governo federal para esta região foi o adiantamento do Vale-gás, veja quem recebe nesta matéria

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com