Doenças que isentam carência no INSS para aposentadoria em 2024

Almejada por diversos trabalhadores brasileiros, a aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) possibilita uma segurança financeira para quem consegue o benefício. Ao conseguir a autorização do órgão federal, o cidadão passa a receber pagamentos mensais baseados em sua contribuição.

Doenças que isentam carência no INSS para aposentadoria em 2024. (Imagem: FDR)

No entanto, a liberação desse benefício costuma estar condicionado ao tempo que o trabalhador realizou o pagamento para a previdência social. Dessa forma, é comum que exista uma longa espera até conseguir a aposentadoria. 

Porém, de acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, algumas condições de saúde dão direito a liberação da aposentadoria por invalidez sem necessidade de cumprir esse período que é chamado de carência. Assim, caso o trabalhador tenha um dos diagnósticos é possível obter a aposentadoria imediatamente

A legislação brasileira permite essa liberação para quem tem condições de saúde consideradas graves ou significativamente comprometedoras da capacidade de trabalhar. Vale lembrar que, em alguns casos, também será preciso passar pela perícia do INSS para comprovar a condição de saúde.

Confira a lista de doenças que isentam o trabalhador do período de carência do INSS:

Caso seja acometido por uma das condições, o trabalhador poderá realizar o pedido de aposentadoria ao INSS. A solicitação deve ser feita diretamente para o órgão. O pedido ser aberto online, por meio do site do INSS que está disponível neste link, ou presencialmente em uma agência da Previdência Social.

Confira outros detalhes sobre os benefícios liberados pelo INSS neste link.

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.
Sair da versão mobile