Restituição antecipada do Imposto de Renda começa a ser DEPOSITADA na conta de contribuintes

Bancos oferecem possibilidade de antecipação da restituição do Imposto de Renda 2024. Valor é depositado diretamente na conta do contribuinte antes da data de pagamento dos lotes. Mas há alguns pontos de observação antes de solicitar o depósito. Confira mais detalhes.

Restituição antecipada do Imposto de Renda começa a ser DEPOSITADA na conta de correntistas de bancos  (Foto: Jeane de Oliveira/ FDR)

Não há nenhuma informação oficial sobre uma antecipação da restituição do Imposto de Renda 2024. Por outro lado, os bancos costumam oferecer oferta aos cidadãos possibilitando que o depósito seja feito antes da hora. Antes escolher essa alternativa, é importante saber que se trata de uma linha de crédito, vamos te explicar melhor agora.

O que há atualmente de oficial é a antecipação para um grupo em específico, mas nesse caso o pagamento será feito segundo as datas dos lotes da restituição. A especialista do FDR, Laura Alvarenga, te explica melhor, confira.

Antecipação da restituição do Imposto de Renda

  • Antes de tudo é importante lembrar que essa antecipação não se trata de “fura fila de restituição”, afinal, quem paga o valor não é a Receita, mas o banco.
  • O que em geral acontece é uma oferta de empréstimo, os juros são menores, mas eles ainda assim são cobrados.
  • Por isso pode não ser tão interessante escolher antecipar.
  • Nesse sistema quando a restituição é depositada o banco desconta o valor em uma parcela única.
  • Acontece que, digamos que a restituição será no valor de R$ 500, quando o desconto for feito o contribuinte não pagará apenas os R$ 500.
  • Isso porque serão aplicados juros e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que tem alíquota variando entre 0,38% e 3,38%, para empréstimos e financiamentos.
  • Outro ponto de atenção é que os juros serão mais altos conforme o tempo de espera pela restituição. Ou seja, aquele contribuinte que receberia a restituição no último lote pagará mais juros do que aquele que receberia no segundo.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.