Salário mínimo de trabalhadores será reajustado após aprovação na Câmara

Texto aprovado pela Câmara inclui policiais federais, rodoviários e penais. O reajuste no salário mínimo dos servidores públicos será aplicado também a outras categorias. A aprovação representa uma grande conquista para o funcionalismo público. Agora o texto deve seguir para votação no Senado Federal. Confira alguns detalhes dessa novidade.

Salário mínimo de trabalhadores será reajustado após aprovação na Câmara (Foto: Jeane de Oliveira/ FDR)

Depois de muita análise, a Câmara dos Deputados finalmente aprovou o texto sobre o reajuste do salário mínimo dos servidores públicos. Após um acordo as categorias da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Penal terão um reajuste diferenciado. Outras categorias também poderão ter um piso salarial maior.

O texto substituto é de autoria do deputado Delegado Marcelo Freitas (União-MG). Segundo ele várias categorias pediram para serem incluídas na ação, por isso foi necessário fazer uma análise cuidadosa.

“Para racionalizar nosso trabalho, adotamos duas sólidas diretrizes: o respeito aos acordos firmados entre categorias e Executivo, pela Mesa Nacional de Negociação Permanente, e observância estrita dos limites orçamentários impostos pelo Arcabouço Fiscal”, afirmou o deputado.

Reajuste do salário mínimo dos servidores públicos

Confira abaixo mais detalhes das categorias que poderão ser afetadas pela medida:

Agência Nacional de Mineração (ANM)

Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai)

Tecnologia da Informação

Defesa Civil

Escola AGU

Policiais

Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, o salário mínimo poderá ser reajustado para R$ 1.640 ainda neste ano, veja quem vai receber.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile