Com o intuito de ajudar financeiramente as pessoas afetadas pelas chuvas, o governo do Rio Grande do Sul divulgou o pagamento do benefício Volta Por Cima que irá beneficiar pessoas com NIS 0,1,2,3,4,5 até 9 e pagamentos de R$ 2.500.
Serão beneficiados com o valor do programa, aqueles que estiverem inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) que estiverem morando nas áreas afetadas pelas chuvas e alagamentos no Rio Grande do Sul.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o Rio Grande do Sul, confira.
Beneficiários do Volta Por Cima
O programa Volta Por Cima vai pagar um auxílio de R$ 2.500 através do Cartão Cidadão, utilizado pelo governo para devolver parte do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e para outros programas sociais, como o Todo Jovem na Escola, que combate a evasão escolar.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, informou que cerca de sete mil famílias desabrigadas no estado receberam o benefício no último dia 17 e que os pagamentos serão essenciais para que seja possível a reconstrução das vidas e das casas dessas famílias que foram tão afetadas pelas enchentes.
Vale lembrar que os beneficiários que estão sem seus cartões, devido às chuvas, podem realizar a solicitação de um novo em qualquer agência do Banrisul ou através de ligação telefônica para a Sefaz (Secretaria Estadual da Fazenda) pelo número 0800 541-2323.
Pagamento do Volta Por Cima
O benefício será pago em uma parcela única. Os valores serão transferidos para os beneficiários que possuem conta na Caixa através do Pix, para outros beneficiários, será feita a transferência para a conta da poupança social digital, que será aberta automaticamente no nome do beneficiário.