Os idosos que são prioridade no recebimento da restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) poderão ter mais um motivo para comemorar essa semana. É que faltam poucos dias para que a consulta ao primeiro lote seja liberada, e boa parte desse público será incluso.
A consulta ao primeiro lote de restituição do IRPF ficará disponível nesta quinta-feira (23). A Receita Federal sempre disponibiliza essa informação uma semana antes do pagamento oficial. Ou seja, o depósito na conta cadastrada acontece na próxima quinta-feira, 31 de maio.
Quem vai receber no primeiro lote da restituição do IRPF?
Existem alguns perfis de contribuintes que possuem prioridade legal em todo lote de restituição do IRPF. Por isso, eles sempre terão preferência no pagamento. A Receita Federal já divulgou que este primeiro pagamento terá 5,6 milhões de contribuintes.
O primeiro lote é composto por pessoas nestas condições:
- 258.877 idosos acima de 80 anos;
- 2.595.933 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 162.902 contribuintes com deficiência ou doença grave;
- 1.105.772 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 886.260 contribuintes que moram no Rio Grande do Sul;
- 787.747 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição por Pix.
Perceba que o maior número de contemplados é de contribuintes entre 60 e 79 anos de idade. Os moradores do Rio Grande do Sul foram inclusos de forma inédita este ano devido a tragédia natural que estão vivendo. Eu explico outras ações do governo para o estado nesta matéria.
Como consultar o pagamento da restituição do IRPF?
A consulta ao pagamento da restituição do IRPF é online. Pode ser feita pelo site da Receita Federal, ou no canal usado para enviar a declaração neste ano.
No site funciona assim:
- Acesse o site da Receita Federal e clique em “Imposto de Renda”;
- Agora escolha “consultar restituição” e em seguida “iniciar”;
- Preencha com número do CPF, data de nascimento e ano de envio do documento;
- A informação será liberada.