Aposentados 60+ que recebem acima do salário mínimo são CONVOCADOS pelo INSS

Como de costume, o 13º salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foi dividido em duas parcelas e realizado antecipadamente por um pedido do Governo Federal, antecipando assim os valores para os meses de abril e maio.

Aposentados 60+ que recebem acima do salário mínimo são
CONVOCADOS pelo INSS. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Com isso, no último dia 8 de maio a primeira parcela terminou de ser paga para os aposentados 60+ que recebem acima do salário mínimo. Esse valor adicional do 13º salário foi somado ao montante que eles costumam receber mensalmente.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o 13º do INSS, confira.

Quando será paga a 2ª parcela do 13º? 

A primeira parcela do 13º salário do INSS foi paga em abril, com 50% do valor que os beneficiários recebem mensalmente. Para aqueles que estão recebendo o benefício há menos de um ano, o valor foi proporcional ao período.

Agora no final de maio e começo de junho será paga a segunda parcela do 13º, que terá a diferença entre o valor total do abono e a parcela antecipada.

Calendário da segunda parcela do 13º do INSS

Para quem recebe até um salário mínimo

Número final do benefício     2ª parcela paga em maio
1 24/5
2 27/5
3 28/5
4 29/5
5 31/5
6 3/6
7 4/6
8 5/6
9 7/6
0 7/6

Para quem recebe mais de um salário mínimo

Número final do benefício     2ª parcela paga em junho
Finais 1 e 6 3/6
Finais 2 e 7 4/6
Finais 3 e 8 5/6
Finais 4 e 9 6/6
Finais 5 e 0 7/6

Quem tem direito ao 13º salário do INSS?

  • Aposentados;
  • Pensionistas que recebam pensão por morte;
  • Beneficiários de auxílios temporários por incapacidade temporária, auxílio-acidente e auxílio-reclusão, sendo valor do 13º proporcional ao tempo de recebimento do benefício;
  • Quem recebeu salário-maternidade, que também tem valor do 13º proporcional e é pago junto a última parcela do salário-maternidade.

Vale lembrar que o 13º não é pago para os beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada), pois ele não funciona como uma aposentadoria.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com MBA em Digital Strategy, também pela Unicap. Com experiência em redação e redes sociais.