Novo documento de identidade está disponível para idosos com 60, 65 e 70 anos

Até outubro de 2023 pelo menos 2 milhões de brasileiros já haviam emitido o novo documento de identidade. Desde janeiro deste ano os estados são obrigados a oferecer a CNI (Carteira Nacional de Identificação) com uma vantagem a mais aos idosos acima de 60 anos. 

RG
Novo documento de identidade está disponível para idosos com 60, 65 e 70 anos
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O RG (Registro Geral) usado atualmente não perdeu sua validade. Pelo contrário, ele vale como documento de identidade até 2032. No entanto, os brasileiros que quiserem já podem solicitar a emissão da CNI para ir se adaptando. Para os idosos a renovação do documento é um ponto forte. 

Vantagens do novo documento de identidade para os idosos

Os idosos, pessoas acima de 60 anos, já podem usufruir dos benefícios que o novo documento de identidade traz. Para todos os cidadãos, independente da idade, o grande trunfo da CNI é ser mais segura porque evita que um número de identificação diferente seja emitido por estado. 

Logo, além de evitar o aumento de fraudes usando a identificação do idoso, esta nova carteira também é benéfica porque:

  • Tem validade vitalícia a partir dos 60 anos de idade, ou seja, não será preciso renovar o documento;
  • Usa apenas o número do CPF como identificação do cidadão;
  • A primeira via, ou renovação são gratuitas;
  • É possível incluir outros registros no mesmo documento, como: registro profissional, CNH, NIS e outros. 

Como emitir o novo documento de identidade

O novo documento de identidade deve ser emitido no instituto de identificação civil do estado. Basta agendar um horário de atendimento e comparecer com o documento atual, e os outros registros que pretende incluir na CNI.

Depois do documento ser entregue impresso ao cidadão, ele vem com um QR Code que pode ser lido pelo App Gov.br gerando o RG virtual. Por hora, 23 estados já possuem essa versão disponível para os idosos e civis em geral, eu listei quais são eles nesta matéria

 

 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]