Aposentadoria sem idade mínima é a mais nova NOVIDADE do INSS em 2024

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) implementou mudanças importantes nas regras da aposentadoria e outros benefícios previdenciários, visando oferecer uma maior estabilidade financeira para aqueles que estão próximos da aposentadoria.

Aposentadoria sem idade mínima é a mais nova MUDANÇA
do INSS em 2024. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Uma das mudanças mais significativas está relacionada aos requisitos para aposentadoria por tempo de contribuição. Agora, mulheres com pelo menos 30 anos de contribuição e homens com 35 anos podem solicitar a aposentadoria sem a necessidade de atingir uma idade mínima. Isso é especialmente benéfico para aqueles que começaram a trabalhar bem jovens.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre aposentadoria, confira.

Nova regra da aposentadoria

Substituindo o Fator Previdenciário, a Fórmula 86/96 é mais uma alteração importante. Esta nova fórmula calcula a pontuação somando a idade do beneficiário com o tempo de contribuição, exigindo que as mulheres alcancem 86 pontos e os homens 96 pontos para se qualificarem para a aposentadoria.

Todas essas mudanças têm como objetivo garantir a sustentabilidade do sistema previdenciário, ao mesmo tempo em que garantem proteção e segurança financeira aos futuros beneficiários.

Como solicitar a aposentadoria?

Para iniciar o processo, é necessário reunir documentos como RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, extrato do FGTS, além de outros documentos específicos dependendo do tipo de aposentadoria solicitada.

Após reunir a documentação, o trabalhador pode entrar em contato com o INSS através do site ou do aplicativo ‘Meu INSS‘ para fazer a solicitação de aposentadoria.

Tipos de aposentadoria do INSS

A aposentadoria do INSS pode ser concedida de diversas formas, como:

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com MBA em Digital Strategy, também pela Unicap. Com experiência em redação e redes sociais.
Sair da versão mobile