ADEUS ao pagamento da conta de energia por 90 dias; veja lista de beneficiários

A ANEEL anunciou a suspensão do pagamento da conta de energia por 90 dias. A ação vai beneficiar os moradores de mais de 400 cidades brasileiras. Além disso, outras ações foram anunciadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica. Confira.

ADEUS ao pagamento da conta de energia por 90 dias; veja lista de beneficiários (Foto: Jeane de Oliveira/ FDR)

Cerca de 4,5 milhões de unidades residenciais serão afetadas pelas últimas ações anunciadas pela ANEEL. Uma delas é a suspensão do pagamento da conta de energia por 90 dias. As medidas foram pensadas para ajudar a população que tem enfrentado dificuldades.

A decisão de flexibilizar as regras de prestação do serviço público de distribuição de energia foi tomada durante Reunião Pública da Diretoria na última terça-feira, 14.

Suspensão do pagamento da conta de energia por 90 dias

  • Na reunião a Agência decidiu suspender o pagamento da conta de energia elétrica no Rio Grande do Sul por 90 dias nas cidades afetadas pelas chuvas e enchentes.
  • Para as demais cidades do estado a suspensão será por 30 dias.
  • As empresas fornecedoras de energia no RS também não poderão cortar a distribuição para as residências com contas atrasadas.

Ações da ANEEL no Rio Grande do Sul

  • Encerramento do fornecimento da energia elétrica nas residências destruídas, sem emissão da fatura sobre o consumo residual;
  • Não aplicação de juros ou multas por atraso no pagamento da conta de energia;
  • Atendimento precário em postos pelo período de 3 meses;
  • Flexibilizar o pagamento de compensações ao consumidor e demais usuários, nas áreas afetadas pelas fortes chuvas, para todo o período de vigência do Decreto de Calamidade Estadual, 
  • Prorrogação dos prazos para serviços comerciais.
  • Para conferir todas as medidas adotadas pela Agência, acesse o site da ANEEL.

Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, as avaliações no Bolsa Família foram suspensas no estado, saiba o porquê.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.