Minha Casa, Minha Vida anuncia PAUSA na cobrança de prestações de financiamento de imóveis

O Ministério das Cidades anunciou uma pausa na cobrança das prestações do Minha Casa, Minha Vida. Os brasileiros que têm direito podem pedir a suspensão no banco responsável. Veja se você pode ser beneficiar.

Minha Casa, Minha Vida anuncia PAUSA na cobrança de prestações de financiamento de imóveis (Foto: Jeane de Oliveira/ FDR)

O governo federal continua anunciando importantes ações para ajudar a população. A mais recente é a suspensão da cobrança das prestações do Minha Casa, Minha Vida. O anúncio foi feito pelo ministro das Cidades, Jader Filho.

O programa habitacional possibilita a compra de imóveis em todo o país com juros menores e maior prazo de pagamento. MCMV foi relançado em 2023 e tem passado por mudanças nos últimos meses, todas voltadas em ampliar o acesso ao financiamento.

Pausa na cobrança das prestações do Minha Casa, Minha Vida

  • O anúncio da suspensão das prestações foi feito na tarde da última segunda-feira, 13.
  • A medida é voltada à população que foi afetada pelas chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul.
  • De acordo com Jader Filho, a ação vai contemplar as cidades que possuem financiamento de imóveis pelo Minha Casa, Minha Vida (MCMV) ou do Pró-Cotista, com uso dos recursos do FGTS.
  • A ação do Ministério das Cidades deve ajudar as famílias a não comprometerem sua renda nesse momento de dificuldade, até porque boa parte dos gaúchos precisará comprar itens básicos, como camas e colchões.

“Vale para os financiamentos feitos pelas famílias de todas as faixas de renda com recursos do FGTS. Essa é uma medida para aliviar as pessoas que, neste momento, estão com suas rendas afetadas e comprometidas pela calamidade. O governo do presidente Lula está atento para apoiar a população do Rio Grande do Sul em tudo o que for preciso”, destacou o ministro Jader Filho.

Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o saque do FGTS também foi liberado para os gaúchos, saiba mais.

Como suspender o pagamento do Minha Casa, Minha Vida?

  • As famílias poderão escolher quantos meses de pagamento desejam suspender, sendo que o limite é de 6 meses.
  • A suspensão pode ser solicitada pelo número 0800 104 0104.

Na última segunda-feira, 13, começou o pagamento de benefícios voltados aos gaúchos afetados pelas chuvas, confira detalhes.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.