Aniversariantes de maio podem sacar valor do FGTS: Veja o passo a passo do resgate

Aniversariantes de maio têm uma oportunidade importante: o saque-aniversário do FGTS já está disponível para eles. Até o dia 31 de julho, é possível resgatar parte do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Após essa data, o valor não retirado retorna ao saldo do fundo. Veja abaixo como ter acesso ao dinheiro.

Criado em 2020, o saque-aniversário do FGTS permite aos trabalhadores retirarem anualmente uma porção do seu saldo, com base no mês do seu aniversário. Essa modalidade proporciona mais flexibilidade no uso dos recursos, podendo ser sacados tanto de contas ativas quanto inativas.

A adesão ao saque-aniversário é opcional. Para realizar o resgate, o trabalhador pode utilizar o aplicativo ou o site do FGTS, ou ainda o internet banking da Caixa Econômica Federal, sem a necessidade de comparecer a uma agência física.

Sacar dinheiro do FGTS

É importante entender as diferenças entre o saque-aniversário e o saque-rescisão. No saque-rescisão, em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador tem direito ao saque integral da conta do FGTS, incluindo a multa rescisória.

Já no saque-aniversário, o trabalhador pode sacar anualmente uma parte do seu saldo, mas em caso de demissão, só terá direito à multa rescisória, não ao valor integral da conta.

Solicitar saque-aniversário do FGTS

Para quem deseja aderir ao saque-aniversário, o processo é simples:

  1. Baixe o aplicativo do FGTS;
  2. Faça login com a conta vinculada à Caixa;
  3. Selecione a opção “Saque Aniversário”.

É importante ressaltar que ao optar por essa modalidade, o trabalhador precisa permanecer vinculado a ela por um período mínimo de 24 meses.

Calendário saque-aniversário FGTS 2024

É importante ficar atento ao calendário de pagamentos. Confira as datas e a relação com os meses de aniversários:

Mês Período
Janeiro 02 de janeiro a 29 de março
Fevereiro 01 de fevereiro a 30 de abril
Março 01 de março a 31 de maio
Abril 01 de abril a 28 de junho
Maio 01 de maio a 31 de julho
Junho 03 de junho a 30 de agosto
Julho 01 de julho a 30 de setembro
Agosto 01 de agosto a 31 de outubro
Setembro 02 de setembro a 29 de novembro
Outubro 01 de outubro a 31 de dezembro
Novembro 01 de novembro a 31 de janeiro
Dezembro 02 de dezembro a 28 de fevereiro

Existe a possibilidade do saque-aniversário do FGTS chegar ao fim. A especialista Laura Alvarenga detalhou todas as consequências dessa possibilidade para os trabalhadores. Para conferir, clique aqui.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Ariel França
Jornalista especializado em Direito Administrativo, Gestão Pública e Administração Geral. Possui mais de uma década de experiência em produção de conteúdo para a internet.