Usuários do WhatsApp podem se tornar vítimas de um golpe e perder dinheiro sem nem perceber. Ferramenta do aplicativo de comunicação tem sido usada por criminosos no Brasil. Entenda melhor e veja como se proteger.
O WhatsApp é o principal aplicativo de comunicação usado no Brasil para conversas informais e até com empresas. A facilidade no uso, as mensagens instantâneas e os diversos recursos, incluindo a possibilidade de realização de chamadas, são pontos atrativos.
Mas, o que era para ajudar e facilitar a vida tem se tornado uma ferramenta para golpes que fazem as vítimas perderem dinheiro.
Golpes via WhatsApp
- Um levantamento da Mobile Time e Opinion Box apontou que 43% dos brasileiros que utilizam o aplicativo já foram vítimas de tentativa de golpe.
- Geralmente os criminosos conseguem o número das vítimas em bancos de dados e a partir disso tentam aplicar algum golpe.
- O mais recente é o chamado “Botão do limpa tudo”, que induz a vítima a clicar em um botão.
- A promessa é de ganhar alguma premiação ou bonificação, acontece que ao clicar nesse botão os dados são roubados e um grande estrago pode ser feito.
- Em outros golpes a vítima acaba cedendo o acesso ao seu aparelho sem perceber, com isso os golpistas passam a ter acesso as contas bancárias e dados pessoais.
Como se proteger de golpes pelo WhatsApp?
- A primeira grande dica é não clicar em links ou botões desconhecidos.
- Além disso, não baixe aplicativos que não conhece, mesmo que eles pareçam interessantes.
- Também é importante manter um antivírus baixado e atualizado no celular.
- Sempre que receber uma mensagem suspeita de algum contato, tente confirmar a identidade antes de enviar qualquer informação.
- Por fim, tenha uma senha em seu aparelho e nos aplicativos importantes que só poderão ser desbloqueados por você mesmo.
Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o Nubank anunciou uma novidade envolvendo o WhatsApp, saiba mais.