Receita Federal: nova ordem de prioridades para restituição do IR revelada

Faltando menos de um mês para o final do prazo para a declaração do Imposto de Renda, o Governo Federal anunciou uma medida que traz uma modificação na ordem de prioridades da restituição. Agora, um grupo específico dos brasileiros passou a ser considerado com a alteração e receberá um auxílio financeiro.

Receita Federal: nova ordem de prioridades para restituição do IR revelada
Imagem: FDR

A alteração foi pensada para auxiliar as famílias que vivem nos 445 municípios do Rio Grande do Sul, estado afetado por enchentes e uma forte chuva desde o final de abril deste ano. Mais de 2,1 milhões de gaúchos já foram afetados pela tragédia climática. Com a mudança, os contribuintes passarão a ter prioridade no pagamento da restituição, que será iniciada no último dia para a declaração do IRPF no dia 31 de maio. 

Até o momento, 21,47 milhões de declarações foram enviadas para o ano-base 2023, de acordo com os dados da Receita Federal. Segundo a especialista Laura Alvarenga, 72,8% dos contribuintes têm direito à restituição do Imposto de Renda. Saiba mais.

Grupos prioritários para restituição do IR

A restituição será paga em cinco lotes segundo o calendário divulgado pela Receita Federal. Assim, os contribuintes que entregam suas declarações com antecedência têm prioridade no recebimento dos valores da restituição. Confira os grupos prioritários no recebimento da restituição do Imposto de Renda 2024 da Receita Federal:

  • Idosos acima de 60 anos;

  • Contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;

  • Moradores de 445 municípios do Rio Grande do Sul;

  • Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;

  • Contribuintes que optaram pelo modelo pré-preenchido;

  • E os que escolheram receber a restituição pelo PIX utilizando o CPF como chave.

Após cumprir todos os pré-requisitos, a Receita Federal passará a devolver o imposto recolhido em excesso aos demais cidadãos.

Como consultar o valor da restituição do IR

Para consultar o valor da restituição do Imposto de Renda e o seu local na fila para o recebimento, o contribuinte deve acessar o site ou o aplicativo da Receita Federal. A quantia será informada após entregar o documento e poderá ser consultada depois do envio.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Marina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).