INSS revela ADEUS à idade mínima para aposentadoria em 2024

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) implementou mudanças de grande impacto nas regras da aposentadoria e outros benefícios previdenciários. Essas novas diretrizes foram elaboradas com o objetivo de dar mais viabilidade financeira a longo prazo para as pessoas que pretendem se aposentar em breve.

INSS anuncia ADEUS à idade mínima para
aposentadoria em 2024. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Uma das modificações mais marcantes diz respeito às condições para a aposentadoria por tempo de contribuição. Agora, mulheres com pelo menos 30 anos de contribuição e homens com 35 anos podem solicitar a aposentadoria sem precisar atingir uma idade mínima. Essa medida representa um avanço para aqueles que entraram no mercado de trabalho muito jovens.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, explica mais sobre o INSS, confira.

Nova regra da aposentadoria

A fórmula 86/96 substituiu o antigo Fator Previdenciário, conhecido por reduzir frequentemente o valor das aposentadorias.

Nesse novo modelo de cálculo, a pontuação é determinada pela soma da idade do beneficiário com o tempo de contribuição, exigindo que as mulheres acumulem 86 pontos e os homens 96 pontos para terem direito à aposentadoria.

Assim, o objetivo dessas alterações é garantir que o sistema previdenciário não apenas permaneça viável, mas também desempenhe efetivamente seu papel de fornecer proteção e segurança aos futuros beneficiários.

Como solicitar a aposentadoria?

Para iniciar o processo, é necessário reunir documentos como RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, extrato do FGTS, além de outros documentos específicos dependendo do tipo de aposentadoria solicitada.

Após reunir a documentação, o trabalhador pode entrar em contato com o INSS através do site ou do aplicativo ‘Meu INSS‘ para fazer a solicitação de aposentadoria.

O que é o INSS?

O Instituto Nacional do Seguro Social é responsável pela gestão e administração da Previdência Social no país. Sua principal função é garantir o pagamento de benefícios previdenciários, como, por exemplo, aposentadorias, pensões por morte, auxílio-doença, salário-maternidade, entre outros, aos trabalhadores que contribuem para o sistema previdenciário.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com MBA em Digital Strategy, também pela Unicap. Com experiência em redação e redes sociais.