Fim do saque-aniversário pelo FGTS tem aprovação e substituto pode ser consultado

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um dos principais direitos garantidos aos funcionários com carteira assinada. O Governo Federal já tinha anunciado o fim da modalidade do saque-aniversário do FGTS para criar um empréstimo consignado para o trabalhador por meio do E-Social. O projeto está avançando no Governo e no Congresso Nacional. 

Fim do saque-aniversário pelo FGTS tem aprovação e substituto pode ser consultado
Imagem: FDR

Com o fim do saque-aniversário, o trabalhador, em vez de tirar uma parcela do fundo todos os anos, poderá fazer um empréstimo com juros mais baratos. Isso seria chamado de consignado social, como já existe para servidores e aposentados do Instituto Nacional do Serviço Social (INSS), mas não para o trabalhador com carteira assinada.

O que falta para o projeto do fim do saque-aniversário avançar?

Quem já pode sacar o FGTS?

O saque do FGTS foi liberado, mas apenas para uma parcela exclusiva dos trabalhadores brasileiros:

Como sacar o valor do FGTS?

Para receber o valor, o trabalhador precisa ter saldo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em um período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada por conta vinculada é de R$ 6.220,00. O saque pode ser feito pelo aplicativo do FGTS.

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile