A Receita Federal pagou 353,3 mil contribuintes com a restituição do Imposto de Renda. São pessoas que foram inclusas no lote residual, quer dizer, que enviaram a declaração atrasada ou com erros, e que apenas após a regularização puderam finalmente ser restituídas.
Não existe um calendário fixo para o pagamento residual da restituição do Imposto de Renda. Ao contrário disso, a Receita Federal vai liberando novos pagamento assim que analisa as declarações entregues fora do prazo ou que foram corrigidas após ficarem presas na malha fina.
Quem recebeu a restituição do Imposto de Renda no último pagamento?
O último pagamento da restituição do Imposto de Renda aconteceu em 30 de abril, foram R$ 457.737.780,06 liberados para 353.348 contribuintes, sendo eles:
- 5.469 contribuintes idosos acima de 80 anos;
- 38.119 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 4.816 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 12.220 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 222.250 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX;
- 70.474 contribuintes não prioritários.
Os depósitos da restituição para as entregas feitas neste ano começam em 31 de maio, confira o calendário oficial nesta matéria.
Consultar lote de restituição do Imposto de Renda
A consulta ao lote de restituição do Imposto de Renda é a mesma para quem tem direito ao pagamento residual, ou para quem vai receber no calendário regular.
O portal da Receita Federal é aberto sempre uma semana antes do pagamento, ou seja, para a primeira transferência do dia 31 as consultas ficarão disponíveis em 24 de maio.
- Acesse o site da Receita Federal e clique em “Meu Imposto de Renda”;
- Agora, escolha “Consultar restituição” e depois “Iniciar”;
- Na nova página informe o número do seu CPF, a data de nascimento e o ano em que enviou o documento;
- Aguarde a confirmação.