Todo cidadão brasileiro precisa ter sua identificação civil. A forma de ser reconhecido em locais públicos ou privados é o RG, mas se perder o documento impresso o indivíduo pode ser tratado como indigente. Para evitar consequências, saiba como emitir uma nova versão mais moderna e gratuita da sua identidade.
O RG deve ser apresentado como forma de identificação pessoal, em consultas médicas, em entrevista de emprego, no banco e tantas outras situações. Hoje, os cidadãos podem emitir a CNI (Carteira Nacional de Identificação) que é a versão mais moderna do documento de identificação.
Como tirar o RG de forma totalmente gratuita?
Atualmente, existem duas formas de conseguir tirar o RG de forma totalmente gratuita. São elas:
- Emitindo a versão atual do RG e assinando o atestado de pobreza durante a emissão, nele o cidadão informa que não tem condições financeiras de arcar com o valor da taxa (pode ser necessário comprovação de renda, ou inscrição no Cadastro Único);
- Emitindo a versão mais moderna do documento de identificação, a CNI. A primeira via do documento, bem como a sua renovação são totalmente gratuitos. Ele substituí o RG atual.
Passo a passo para emitir a CNI
O primeiro passo para emitir a CNI é verificar se o órgão responsável pela emissão de documentos do seu estado já está oferecendo essa opção. Eu listei os estados onde essa versão já está disponível, consulte por aqui.
O RG atual tem validade até 2032, por isso a versão mais moderna do documento é opcional. Nesta nova opção apenas o CPF será usado para identificar o cidadão, e o RG deixa de existir.
- Procure o órgão emissor de documentos no seu estado;
- Solicite a emissão da CNI;
- Compareça na data e hora marcada;
- Leve o seu RG atual, e todos os outros documentos que deseja incluir;
- Tire a foto 3×4;
- Aguarde a liberação do documento.