NOVA mudança na CNH afetará motoristas com doenças oculares; entenda

Prestes a ser modificada, a lei da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deverá passar a contemplar outro grupo de motoristas entre os que possuem o direito de utilizar vagas especiais de estacionamento. A medida deverá ampliar o grupo de motoristas que serão identificados no documento como condutores com “mobilidade reduzida”.

NOVA mudança na CNH afetará motoristas com doenças oculares; entenda. (Imagem: FDR)

A novidade foi aprovada recentemente pela Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados. O projeto deverá alterar o Código de Trânsito Brasileiro. Agora, serão incluídos no grupo de “mobilidade reduzida” os condutores com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), Espondilite Anquilosante, Fibromialgia e Esclerose Múltipla.

A proposta ainda deverá passar por outras comissões do Câmara dos Deputados antes de ser votada. Em seguida, ela também precisará ser avaliada pelo Senado Federal e receber o aval presidencial antes de entrar em vigor efetivamente.

A medida deverá trazer benefícios para esses condutores, facilitando também sua identificação por agentes de trânsito. Atualmente, ter a CNH pode ser um diferencial para os cidadãos, incluindo para trabalhadores em busca de novas vagas de emprego que, em alguns casos, exigem o documento.

Para facilitar essa emissão, alguns estados contam com um programa da CNH Social. A iniciativa permite que os cidadãos consigam o documento de forma gratuita.

Saiba como funciona o programa da CNH Social:

Confira outros benefícios disponíveis para pessoas de baixa renda neste link.

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.
Sair da versão mobile