Aposentado do INSS pode consultar HOJE (11/05) se terá valor extra por salário atrasado

Em meio ao cenário da previdência social no Brasil, há uma nova esperança para milhares de aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que poderão receber um valor extra por salário atrasado.

Aposentado do INSS pode consultar HOJE (11/05) se terá valor
extra por salário atrasado. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Recentemente, o CJF (Conselho da Justiça Federal) autorizou a liberação de R$ 2,4 bilhões para pagar o salário atrasado para os beneficiários do INSS.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o INSS, confira.

Quem tem direito a esse valor?

Os valores autorizados pelo CJF irão beneficiar cerca de 142 mil beneficiários que possuem processos judiciais. Assim, esses valores serão pagos a segurados que possuem ações já resolvidas na justiça e estão classificadas como RPV (Requisições de Pequeno Valor).

Geralmente esse tipo de requisição está relacionada a solicitação de revisão de benefícios, sejam eles de aposentadoria, pensão, auxílios extras ou até mesmo do valor pago pelo BPC (Benefício de Prestação Continuada).

O valor extra máximo que poderá ser pago é de 60 salários mínimos, o que corresponde a R$ 84.720. 

O que é o INSS?

O Instituto Nacional do Seguro Social é responsável pela gestão e administração da Previdência Social no país. Sua principal função é garantir o pagamento de benefícios previdenciários, como, por exemplo, aposentadorias, pensões por morte, auxílio-doença, salário-maternidade, entre outros, aos trabalhadores que contribuem para o sistema previdenciário.

Como solicitar a aposentadoria?

Para iniciar o processo, é necessário reunir documentos como RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, extrato do FGTS, além de outros documentos específicos dependendo do tipo de aposentadoria solicitada.

Após reunir a documentação, o trabalhador pode entrar em contato com o INSS através do site ou do aplicativo ‘Meu INSS‘ para fazer a solicitação de aposentadoria.

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com MBA em Digital Strategy, também pela Unicap. Com experiência em redação e redes sociais.
Sair da versão mobile