A Receita Federal vai investir R$ 1 bilhão na antecipação de pagamentos da restituição do Imposto de Renda. Até junho pelo menos 1,6 milhões de declarantes serão beneficiados com o depósito. Pelo calendário normal os pagamentos vão até setembro, sendo um grupo contemplado por mês.
A restituição do Imposto de Renda começa a ser paga em 31 de maio, sempre no último dia útil do mês um novo lote é liberado. Nos primeiros dois lotes são contemplados majoritariamente aqueles com prioridade legal, e ao longo dos próximos pagamentos quem não tem prioridade vai se tornando a maioria.
Quem vai receber a restituição do Imposto de Renda antecipada?
Com impacto de R$ 1 bilhão para a Receita Federal, serão beneficiados com a antecipação da restituição do Imposto de Renda para os meses de maio e junho:
- Todos os moradores do estado do Rio Grande do Sul, independente da cidade onde mora.
“A partir de 30 maio, em uma ou duas semanas, a previsão é pagar a restituição de todo mundo no Rio Grande do Sul, independente de ter sido afetado ou não”, afirmou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
O estado vive hoje a maior catástrofe natural da sua história. São mais de 100 mortes confirmadas, e mais de 900 mil pessoas afetadas com as fortes chuvas.
Como consultar o pagamento da restituição do Imposto de Renda?
A prévia com o valor da restituição do Imposto de Renda é liberada assim que o contribuinte envia a declaração. O prazo ainda não terminou e vai até 31 de maio deste ano.
A consulta para saber se foi contemplado com a restituição começa uma semana antes do pagamento. Eu listei o calendário com as datas de consulta e de depósitos nesta matéria.
- Acesse o site da Receita Federal;
- Clique na opção “Meu Imposto de Renda”;
- Escolha “Consultar restituição”, e em seguida “Iniciar”;
- Agora, informe o número do CPF, data de nascimento e o ano em que enviou a declaração;
- Descubra se foi beneficiado.