Grupo específico ganha novo prazo de entrega da declaração imposto de renda

Centenas de contribuintes terão um prazo maior para entrega da declaração do Imposto de Renda 2024. A prorrogação foi confirmada pela Receita Federal, mas não é válida para todo o país. Quem não estiver dentro do grupo específico deve enviar os dados até 31 de maio.

Grupo específico ganha novo prazo de entrega da declaração imposto de renda (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

A Receita Federal anunciou a prorrogação do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2024. Com isso os contribuintes que estiverem inseridos no grupo específico e não declararem até o dia 31 de maio não terão penalidades. Já aqueles não atendidos pela ação devem fazer a entrega até este mês.

Quem perder o prazo terá que pagar multa no valor de R$ 165,74, caso não tenha imposto devido. Nos casos em que o contribuinte deve imposto a multa será calculada sobre a dívida, no limite de 20% do total dela.

Novo prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2024

  • O prazo é válido apenas para quem mora em uma das cidades do Rio Grande do Sul com estado de calamidade pública reconhecido pelo governo federal.
  • Para eles a Receita decidiu aumentar o prazo em três meses, isso significa que a data limite passou de 31 de maio para 31 de agosto de 2024.
  • A Receita espera receber ao todo 43 milhões de declarações neste ano.

De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, a consulta a restituição já está disponível, veja.

Novo prazo para pagamento dos tributos do Simples Nacional

Os moradores do RS também terão um novo prazo para o pagamento dos tributos do Simples Nacional, conforme a tabela abaixo:

Período de apuração  Vencimento original  Vencimento prorrogado
04/2024  20/05/2024  20/06/2024
05/2024  20/06/2024  22/07/2024

Veja todos os benefícios liberados no estado do Rio Grande do Sul, clicando aqui.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.