Aposentadoria do INSS atualizada em 2024 tem mudanças sobre idade mínima

As regras de aposentadoria do INSS foram atualizadas neste ano, por isso os brasileiros devem ficar atentos aumento o tempo de trabalho para muitas pessoas. Benefício é conquistado através da contribuição mensal à Previdência Social. Confira quais são os critérios atuais e como fazer o seu pedido sem sair de casa.

Aposentadoria do INSS atualizada em 2024 tem mudanças sobre idade mínima (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

A aposentadoria do INSS é um direito de todo o cidadão que faz contribuições mensais à Previdência Social. Essa contribuição pode ser feita de forma individual, como contribuinte facultativo ou através do recolhimento direto na fonte. O pagamento também é feito pelo Microempreendedor Individual, através do DAS.

Essas mudanças muitas vezes não agradam os cidadãos, mas são elas que garantem a manutenção do equilíbrio financeiro do sistema previdenciário.

Regras de aposentadoria 2024

  • Pelas regras trazidas pela Reforma da Previdência a idade mínima para se aposentar subiu seis meses nesse ano. Com isso é necessário ter, no mínimo, 58 anos e 6 meses de idade, se mulher; ou 63 anos e 6 meses, se homem.
  • Além disso, também é importante observar o tempo de contribuição, que passa a ser de 30 anos para as mulheres e de 35 para os homens. 
  • No caso da regra de pontos, onde há soma do tempo de contribuição com a idade do contribuinte, a pontuação mudou. Nesse ano é necessário fazer, pelo menos, 91, se mulher e 101, se homem.

Como solicitar a aposentadoria em 2024?

  • A solicitação pode ser feita pela internet site Meu INSS;
  • Faça o login com a conta gov.br e selecione a modalidade de aposentadoria que deseja solicitar;
  • Após isso é só seguir os passos e ir inserindo as informações e documentos necessários.
  • Para simular a aposentadoria, clique aqui.

A especialista do FDR, Laura Alvarenga, explica como se aposentar aos 55 anos, confira.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.