Enchentes no RS: confira lista de benefícios antecipados para vítimas das chuvas

Moradores das áreas afetadas pelas enchentes no RS terão a oportunidade de receber antecipadamente seus benefícios previdenciários, com o pagamento de junho sendo adiantado para maio, incluindo o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

SAQUE CALAMIDADE FGTS RIO GRANDE DO SUL: VEJA COMO PEDIR O VALOR NA CAIXA PELO APLICATIVO

A antecipação dos benefícios visa apoiar os segurados que enfrentam dificuldades devido ao estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, após uma das piores catástrofes climáticas da história do estado que se desdobraram em enchentes no RS.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Ministério da Previdência Social anunciaram uma portaria que antecipa o pagamento dos benefícios para moradores das regiões afetadas pelas enchentes no RS. Os valores previstos para 24 de junho serão depositados junto com os de maio.

O adiantamento, entretanto, não se aplica a todos. Benefícios temporários, como auxílio-doença, salário-maternidade e auxílio-reclusão, não estão incluídos nessa medida de antecipação.

Abaixo você poderá conferir na íntegra, como funcionará a medida de antecipação dos benefícios do INSS em apoio às enchentes no RS. Enquanto isso, clicando neste link, eu te ensino a realizar o saque-calamidade do FGTS que possibilita acessar valores de até R$ 6.200. Acompanhe!

Benefícios do INSS antecipados em apoio às enchentes no RS

O Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social anunciaram que os pagamentos dos benefícios previdenciários de junho serão adiantados para maio. Essa medida foi tomada para auxiliar aposentados, pensionistas e demais beneficiários afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Com essa antecipação, o Governo Federal busca amenizar as dificuldades enfrentadas por aqueles que tiveram suas vidas impactadas pela catástrofe, fornecendo uma ajuda financeira extra para cobrir despesas urgentes e necessidades básicas.

Para receber a parcela antecipada, os beneficiários devem informar sua intenção ao banco onde recebem o depósito do benefício. Isso se aplica a quem recebe benefícios de prestação continuada, seja previdenciário ou assistencial, segundo informações do Ministério da Previdência Social. No entanto, a antecipação não é válida para benefícios temporários, como auxílio-doença, salário-maternidade e auxílio-reclusão.

De acordo com o Governo Federal, os valores previstos para pagamento em 24 de junho serão pagos juntamente com os benefícios de maio. O novo calendário de pagamentos começa em 24 de maio e vai até 7 de junho.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile