Inscritos no Concurso Unificado devem ficar atentos ao novo calendário dos exames

Aguardado por milhares de brasileiros, o Concurso Nacional Unificado (CNU) foi adiado na última sexta-feira (3). As provas seriam realizadas no domingo (5), mas por causa das enchentes no Rio Grande do Sul, precisou ser adiado. A nova data para aplicação do exame ainda não foi anunciada. Saiba mais. 

Inscritos no Concurso Unificado devem ficar atentos ao novo calendário dos exames
Imagem: FDR

concurso unificado deve ter a nova data de aplicação revelada em duas semanas, segundo a ministra de Gestão e Inovação, Esther Dweck. Porém, é preciso garantir que o Rio Grande do Sul esteja em boas condições para a realização do exame, assim como os outros estados do país. 

Apelidado de “Enem dos Concursos“, o Unificado tem, ao todo, 2,14 milhões de brasileiros inscritos. As vagas, salários e prazos foram explicados detalhadamente pela especialista do FDR, Laura Alvarenga. Confira.

Nova data do Unificado

  • As provas do Enem dos Concursos foram adiadas durante coletiva de imprensa no Planalto na última sexta-feira (3);

  • O cancelamento do exame deste domingo (5) foi causado pelas enchentes no Rio Grande do Sul;

  • A possibilidade já tinha sido sugerida pelo governador do RS, Eduardo Leite, na quarta-feira (1), já que o estado já estava sofrendo com chuva forte;

  • Segundo a ministra de Gestão e Inovação, ainda não existe uma data confirmada, mas o anúncio deve ser feito após garantir que o Rio Grande do Sul esteja em boas condições para realizar a prova;

  • A previsão é que o anúncio seja feito em duas semanas.

Atraso no calendário do Unificado

Com o adiamento das provas, o calendário do Concurso Unificado passará por modificações e sofrerá um atraso nos prazos já divulgados em editais pelo Governo Federal.

  • O cronograma previa 5 de agosto para o início da convocação dos aprovados para posse e cursos de formação;

  • Segundo Esther Dweck, os ministros dos órgãos que disponibilizaram vagas para o CNU já foram avisados sobre o atraso no ingresso dos novos servidores.  

É importante lembrar que o edital prevê situações como as enchentes do Rio Grande do Sul e o candidato pode pedir reembolso da taxa de inscrição. A taxa pode ser solicitada na aba do Concurso Unificado no portal Gov.Br. 

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).