SãO PAULO (SP) — Passando por um importante processo de modernização, o Governo Federal emitiu recentemente um comunicado para os trabalhadores brasileiros. O aviso é relacionado a carteira de trabalho que deixará de ser emitida em papel e passará a ser substituída por uma versão digital e mais moderna do documento.
De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, a nova versão deverá reunir contratos antigos de trabalho e os novos firmados pelos trabalhadores a partir deste ano. Para ter acesso ao documento será preciso realizar o download de um aplicativo que está disponível para ser baixado neste link.
A plataforma foi criada para oferecer uma maior facilidade para os trabalhadores e empregadores. O objetivo é centralizar as informações de forma digital possibilitando a redução da burocracia e dos custos relacionados a contratação formal dos cidadãos brasileiros.
Entenda o que muda com a Carteira de Trabalho Digital:
- Com o novo formato do documento, o trabalhador não precisará mais informar o número da carteira de trabalho digital no momento da contratação;
- Esse número será substituído pelo CPF que deverá concentrar todas as informações;
- Todos os brasileiros inscritos no Cadastro de Pessoa Física já tiveram o documento previamente emitido pelo Governo Federal;
- No entanto, é preciso realizar a habilitação da carteira de trabalho digital para ter acesso as informações;
- Esse processo deve ser feito no próprio aplicativo disponibilizado pelo Governo Federal;
- Ao entrar, o cidadão deverá autenticar sua conta por meio da plataforma Gov.BR;
- Em seguida será necessário responder algumas perguntas pessoais para confimar a identidade;
- Por fim, caso tenha o acesso liberado, ele poderá conferir seus dados trabalhistas na versão digital do documento;
- O acesso costuma ser disponibilizado no mesmo dia, diminuindo de forma significativa o tempo de espera pela emissão do documento.
Confira outras informações sobre os benefícios disponíveis para os trabalhadores neste link.