LIBERADA aposentadoria do INSS para quem tem a partir de 55 anos; aprenda a solicitar

Almejada por milhões de trabalhadores de todo o país, a aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) garante uma importante segurança financeira. Por meio do benefício é possível garantir uma renda mensal que é baseada nos salários recebidos pelo segurado durante o período em que exerceu uma atividade formal de trabalho.

LIBERADA aposentadoria do INSS para quem tem a partir de 55 anos; aprenda a solicitar. (Imagem: FDR)

Recentemente, um projeto apresentado por deputados na Câmara trouxe uma nova perspectiva da liberação da aposentadoria para alguns segurados. Caso seja aprovado, o projeto deverá permitir a liberação do benefício de forma antecipada para um grupo específico que poderá se aposentar já aos 55 anos. 

Essa liberação será realizada por meio da aposentadoria especial do INSS. O modelo permite que os segurados consigam garantir a aposentadoria ao chegar aos 55 anos, diminuindo de forma considerável o período necessário de contribuições diretas para a Previdência Social. 

Entenda como funciona a aposentadoria especial do INSS:

  • O modelo de aposentadoria está disponível apenas para alguns trabalhadores que atendem requisitos específicos determinados pelo INSS;
  • Para ser contemplado é preciso que o segurado tenha exercido atividades que causem risco à saúde;
  • De acordo com a legislação brasileira vigente, esse o risco pode ser causado diversos fatores;
  • Entre eles, agentes relacionados ao calor, ruído ou substância tóxica, por exemplo;
  • Para esse grupo, o tempo de contribuição necessário para receber a aposentadoria é reduzido;
  • Os trabalhadores que se enquadram nesse critério poderão receber o benefício após realizarem um mínimo de 180 contribuições ao INSS;
  • No entanto, segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, esse tempo poderá variar;
  • Isso porque a exigência é feita de acordo com o tipo de agente ao qual o trabalhador for exposto no emprego;
  • Para alguns, o critério mínimo é de 15 anos de contribuição enquanto para outros a exigência poderá ser de 20 ou 25 anos;
  • Para receber o benefício é necessário comprovar a exposição ao agente no momento do pedido;
  • Além disso, o tempo de exposição deverá ser igual ao mínimo de contribuição exigido pelo INSS para a concessão da aposentadoria.

Confira outras informações sobre os pagamentos liberados pelo INSS neste link.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Danielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.