LIBERADA aposentadoria do INSS para quem tem a partir de 55 anos; aprenda a solicitar

Almejada por milhões de trabalhadores de todo o país, a aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) garante uma importante segurança financeira. Por meio do benefício é possível garantir uma renda mensal que é baseada nos salários recebidos pelo segurado durante o período em que exerceu uma atividade formal de trabalho.

LIBERADA aposentadoria do INSS para quem tem a partir de 55 anos; aprenda a solicitar. (Imagem: FDR)

Recentemente, um projeto apresentado por deputados na Câmara trouxe uma nova perspectiva da liberação da aposentadoria para alguns segurados. Caso seja aprovado, o projeto deverá permitir a liberação do benefício de forma antecipada para um grupo específico que poderá se aposentar já aos 55 anos. 

Essa liberação será realizada por meio da aposentadoria especial do INSS. O modelo permite que os segurados consigam garantir a aposentadoria ao chegar aos 55 anos, diminuindo de forma considerável o período necessário de contribuições diretas para a Previdência Social. 

Entenda como funciona a aposentadoria especial do INSS:

  • O modelo de aposentadoria está disponível apenas para alguns trabalhadores que atendem requisitos específicos determinados pelo INSS;
  • Para ser contemplado é preciso que o segurado tenha exercido atividades que causem risco à saúde;
  • De acordo com a legislação brasileira vigente, esse o risco pode ser causado diversos fatores;
  • Entre eles, agentes relacionados ao calor, ruído ou substância tóxica, por exemplo;
  • Para esse grupo, o tempo de contribuição necessário para receber a aposentadoria é reduzido;
  • Os trabalhadores que se enquadram nesse critério poderão receber o benefício após realizarem um mínimo de 180 contribuições ao INSS;
  • No entanto, segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, esse tempo poderá variar;
  • Isso porque a exigência é feita de acordo com o tipo de agente ao qual o trabalhador for exposto no emprego;
  • Para alguns, o critério mínimo é de 15 anos de contribuição enquanto para outros a exigência poderá ser de 20 ou 25 anos;
  • Para receber o benefício é necessário comprovar a exposição ao agente no momento do pedido;
  • Além disso, o tempo de exposição deverá ser igual ao mínimo de contribuição exigido pelo INSS para a concessão da aposentadoria.

Confira outras informações sobre os pagamentos liberados pelo INSS neste link.

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.