Motoristas com o IPVA em ATRASO são AMEAÇADOS e podem perder seus veículos

Os motoristas brasileiros que ainda não se organizaram para pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) estão sujeitos a consequências. O imposto é cobrado todo início do ano para veículos automotivos de todo país, podendo ser pago à vista ou parcelado.

ipva
Motoristas com o IPVA em ATRASO são AMEAÇADOS e podem perder seus veículos (Foto: FDR)

O pagamento do IPVA é obrigatório. A única exceção fica para quem tem direito a isenção por lei, normalmente esse é um benefício garantido para carros que possuem mais de 15 anos de fabricação.

A organização vai depender da legislação de cada estado. Eu explico melhor sobre as isenções concedidas aos motoristas nesta matéria.

Quais as consequências de não pagar o IPVA?

Quem não paga o IPVA dentro do calendário terá que lidar com as consequências. Na verdade, o imposto pode ser pago junto com a taxa de licenciamento, mas neste caso não terá o valor original, mas será reajustado conforme o tempo de atraso. 

As penalidades por não pagar o imposto na data são:

  • Aplicação de juros aumentando o valor original;
  • Multa de até 20% do valor do imposto;
  • Apenas opção de pagamento à vista, sem parcelamento;
  • Pendência que constará como débito do veículo, impedindo que ele seja vendido ou transferido;
  • Sujeito a guincho em blitz policial. 

Como pagar o IPVA que está atrasado?

Quem percebeu que deixou de pagar o IPVA na data correta, precisa regularizar as pendências o quanto antes. Quanto mais deixar atrasar, mais juros serão aplicados aumentando o valor original do débito do seu veículo. 

A Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) é o órgão responsável pela emissão do imposto, e por sua cobrança. Para regularização das pendências basta procurar pela Sefaz do seu estado. 

  • Acesse o site da Sefaz do estado em que mora;
  • Procure por “IPVA” ou “Débitos do veículo”;
  • Informe o número do Renavam, e a placa do veículo;
  • Todos os débitos ficarão disponíveis, emita a guia de pagamento. 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com