Idosos com mais de 65 anos ficam sem receber BPC nesta quarta-feira (1/5)

Os idosos que têm direito ao pagamento do BPC (Benefício de Prestação Continuada), não terão acesso ao seu pagamento nesta quarta-feira (1). Os mais prejudicados serão aqueles cujo benefício termina a partir do número 6. Entenda porque houveram alterações no calendário. 

idoso
Idosos com mais de 65 anos ficam sem receber BPC nesta quarta-feira (1/5) (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Tanto os idosos como as pessoas com deficiência que têm direito de receber o BPC perceberão que não haverá pagamento no dia 1º de maio. Os depósitos são feitos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que organiza o cronograma sempre para os últimos dez dias úteis do mês. 

Por que não haverá pagamento do BPC no dia 01/05?

Na quarta-feira, 1º de maio, não haverá pagamento do BPC porque é feriado nacional. Nesta data é comemorado o Dia do Trabalho, e por isso os bancos ficam fechados para atendimento presencial.

Os feriados são considerados como dias não úteis, e os depósitos do INSS só ocorrem em dias úteis (segunda a sexta-feira, exceto feriados). Dentro desse cenário, o cronograma precisou ser reoganizado. 

Ninguém será diretamente prejudicado, porque os valores continuarão sendo pagos. Mas, quem receberia no dia 1 vai ter que aguardar o próximo dia útil, no caso quinta-feira (2).

Calendário de pagamentos do BPC para abril 

Sentirão mais diferença nos pagamentos do BPC, aqueles cujo número do benefício termina em 6. Eles receberiam no dia 1 de maio, caso não fosse feriado. Além deles, todos os que têm benefício a partir do 6, ou seja, do 7 ao 0, também sentirão o atraso. 

A mudança é de um dia útil, e o dinheiro vai cair na conta normalmente. Aprenda a procurar pela opção de consulta de data e valor no APP Meu INSS, eu ensino por aqui.

Número final do benefício Data de liberação
1 24/04
2 25/04
3 26/04
4 29/04
5 30/04
6 02/05
7 03/05
8 06/05
9 07/05
0 08/05

 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile