Idosos com mais de 65 anos ficam sem receber BPC nesta quarta-feira (1/5)

Os idosos que têm direito ao pagamento do BPC (Benefício de Prestação Continuada), não terão acesso ao seu pagamento nesta quarta-feira (1). Os mais prejudicados serão aqueles cujo benefício termina a partir do número 6. Entenda porque houveram alterações no calendário. 

idoso
Idosos com mais de 65 anos ficam sem receber BPC nesta quarta-feira (1/5) (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Tanto os idosos como as pessoas com deficiência que têm direito de receber o BPC perceberão que não haverá pagamento no dia 1º de maio. Os depósitos são feitos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que organiza o cronograma sempre para os últimos dez dias úteis do mês. 

Por que não haverá pagamento do BPC no dia 01/05?

Na quarta-feira, 1º de maio, não haverá pagamento do BPC porque é feriado nacional. Nesta data é comemorado o Dia do Trabalho, e por isso os bancos ficam fechados para atendimento presencial.

Os feriados são considerados como dias não úteis, e os depósitos do INSS só ocorrem em dias úteis (segunda a sexta-feira, exceto feriados). Dentro desse cenário, o cronograma precisou ser reoganizado. 

Ninguém será diretamente prejudicado, porque os valores continuarão sendo pagos. Mas, quem receberia no dia 1 vai ter que aguardar o próximo dia útil, no caso quinta-feira (2).

Calendário de pagamentos do BPC para abril 

Sentirão mais diferença nos pagamentos do BPC, aqueles cujo número do benefício termina em 6. Eles receberiam no dia 1 de maio, caso não fosse feriado. Além deles, todos os que têm benefício a partir do 6, ou seja, do 7 ao 0, também sentirão o atraso. 

A mudança é de um dia útil, e o dinheiro vai cair na conta normalmente. Aprenda a procurar pela opção de consulta de data e valor no APP Meu INSS, eu ensino por aqui.

Número final do benefício Data de liberação
1 24/04
2 25/04
3 26/04
4 29/04
5 30/04
6 02/05
7 03/05
8 06/05
9 07/05
0 08/05

 

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile