Lula emite NOVO comunicado sobre o INSS e beneficiários pulam de felicidade

No último dia 26, o Governo Lula emitiu um novo comunicado que irá beneficiar aqueles que recebem valores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). No comunicado, foi informado que o CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social) aprovou a redução das taxas de juros para empréstimo consignado do INSS. 

Lula emite NOVO comunicado sobre o INSS e beneficiários
pulam de felicidade. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Assim, a taxa mensal do empréstimo passará de 1,72% para 1,68%, já os juros do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício serão reduzidos de 2,55% para 2,49%. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União com a determinação da taxa.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o INSS e seus benefícios, confira.

Empréstimo consignado do INSS

O empréstimo consignado é uma opção na qual aposentados e pensionistas do INSS podem solicitar valores com desconto direto em seus benefícios.

Assim, o limite máximo de comprometimento da renda mensal é de 45%, dividido em 35% para o empréstimo pessoal, 5% para o cartão de crédito e 5% para o cartão de benefício, com possibilidade de parcelamento em até 84 meses, ou seja, sete anos.

Os juros desses empréstimos são limitados, ou seja, a instituição financeira pode cobrar menos, mas não pode cobrar mais do que a taxa, que tem suas regras controladas pelo Conselho de Previdência.

Essa nova taxa foi aprovada por 10 votos a 1, com representantes bancários votando contra. Com isso, a regulamentação dessas novas taxas pelo Ministério da Previdência deve acontecer em até cinco dias após a aprovação, levando as instituições financeiras a atualizar suas taxas de acordo.

Consulta do juros consignado no INSS

 

Yasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com MBA em Digital Strategy, também pela Unicap. Com experiência em redação e redes sociais.
Sair da versão mobile