Lula emite NOVO comunicado sobre o INSS e beneficiários pulam de felicidade

No último dia 26, o Governo Lula emitiu um novo comunicado que irá beneficiar aqueles que recebem valores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). No comunicado, foi informado que o CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social) aprovou a redução das taxas de juros para empréstimo consignado do INSS. 

Lula emite NOVO comunicado sobre o INSS e beneficiários
pulam de felicidade. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Assim, a taxa mensal do empréstimo passará de 1,72% para 1,68%, já os juros do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício serão reduzidos de 2,55% para 2,49%. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União com a determinação da taxa.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o INSS e seus benefícios, confira.

Empréstimo consignado do INSS

O empréstimo consignado é uma opção na qual aposentados e pensionistas do INSS podem solicitar valores com desconto direto em seus benefícios.

Assim, o limite máximo de comprometimento da renda mensal é de 45%, dividido em 35% para o empréstimo pessoal, 5% para o cartão de crédito e 5% para o cartão de benefício, com possibilidade de parcelamento em até 84 meses, ou seja, sete anos.

Os juros desses empréstimos são limitados, ou seja, a instituição financeira pode cobrar menos, mas não pode cobrar mais do que a taxa, que tem suas regras controladas pelo Conselho de Previdência.

Essa nova taxa foi aprovada por 10 votos a 1, com representantes bancários votando contra. Com isso, a regulamentação dessas novas taxas pelo Ministério da Previdência deve acontecer em até cinco dias após a aprovação, levando as instituições financeiras a atualizar suas taxas de acordo.

Consulta do juros consignado no INSS

  • Acesse o site ou aplicativo ‘Meu INSS‘;
  • Clique em ‘Taxas de Empréstimo Consignado’;
  • Você terá acesso a lista dos bancos e seus juros.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com MBA em Digital Strategy, também pela Unicap. Com experiência em redação e redes sociais.