Como pagar o Imposto de Renda? Descubra formas de parcelar tributo

Muitas pessoas ficam tão centradas em declarar Imposto de Renda que esquecem, ou não dão importância, ao fato de que também é preciso pagar por ele. A Receita Federal cobra uma porcentagem pelos ganhos do cidadão ao longo do ano como forma de contribuição ao poder público. 

imposto de renda
Como pagar o Imposto de Renda? Descubra formas de parcelar tributo (Imagem: FDR)

De acordo com explicação da Receita Federal, o Imposto de Renda deve ser pago ao longo do ano, assim que os rendimentos são recebidos. 

No ano seguinte, quando o cidadão vai entregar a declaração dos seus rendimentos, ele deve verificar se ainda há saldo a pagar. Se houver, pode pagar essa diferença em até 8 quotas. Eu ensino como baratear o valor nesta matéria

Formas de pagamento do Imposto de Renda 

O contribuinte tem duas formas de pagamento do Imposto de Renda a sua disposição: o débito em conta, ou o boleto mensal via DARF (Documento de Arrecadação da Receita Federal).

Quem trabalha com carteira assinada já tem o IRRF (Imposto de Renda Retido da Fonte), isso significa que fica sob cargo do empregador aplicar as alíquotas de contribuição e debitar da conta do seu funcionário o valor que vai servir de pagamento do imposto. 

Pagamento em DARF 

  • DARF pode ser gerada no programa do IRPF ou no e-CAC;
  • Possível escolher entre o pagamento em única cota, ou dividido em até oito meses com juros. 

Pagamento em débito automático

  • Após o preenchimento da declaração escolha a opção de débito automático e informe os seus dados bancários (banco, agência e número da conta) na ficha Cálculo do Imposto (Resumo da Declaração);
  • Possível escolher entre o pagamento em única cota, ou dividido em até oito meses com juros. 

Para que a primeira quota (ou única) seja paga por débito automático, a declaração deve ser enviada até o dia 10 de maio. Se a declaração for enviada após esta data, o débito automático será realizado a partir da segunda parcela logo, a primeira deve ser paga por DARF. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com