Programa ACREDITA: veja todas as vantagens de se candidatar ao crédito

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou no último 22 de abril o programa Acredita. Foi preparada uma cerimônia onde o presidente assinou a Medida Provisória que dá início ao projeto. Foram criados quatro eixos que deverão atender diferentes meios do empreendedorismo brasileiro. 

lula
Programa ACREDITA: veja todas as vantagens de se candidatar ao crédito (Foto: FDR)

O programa Acredita foi pensado em atender, principalmente, as empresas e os empreendedores. A ideia é que os autônomos do país consigam ganhar fôlego financeiro para voltar a investir em sua empresa. Para isso, o governo está liberando garantias para que os bancos aumentem os empréstimos

Além disso, também foi lançado um eixo em que os empreendedores poderão negociar com condições especiais todas as dívidas que foram contraídas em seu CNPJ. Os acordos entram em um tipo de Desenrola, mas voltado aos pequenos empreendedores. 

Dessa forma, eles conseguirão aliviar o seu bolso, voltar a ter crédito no mercado e pegar novos empréstimos para investir no seu negócio. Inicialmente, o foco do Acredita são os pequenos empresáriose as mulheres.

Tanto que aqueles que vivem na informalidade poderão finalmente se formalizar para conseguir acesso a crédito. O desejo do governo federal é aumentar o número de empresas no país, oferecer opções para que haja investimento nesses empreendimentos, e conceder mais crédito. 

Eixos de intenção do programa Acredita 

Foram criados quatro eixos de atuação para o programa Acredita, são diferentes formas de chegar ao objetivo do programa. Cada um deles terá um público-alvo e uma função. 

Eixo 1 – Acredita no processo

Este eixo é voltado aos empreendedores de baixa renda que ainda não formalizaram o seu negócio, ou seja, têm alguma atividade autônoma, mas não abriram uma empresa. Eles receberão acesso a crédito financeiro.

Nós já haviamos trazidos informações mais detalhadas sobre o empréstimo do Bolsa Família, leia nesta matéria escrita por mim. 

Quem pode pedir o crédito pelo Acredita no processo?

Quem recebe o Bolsa Família vai continuar tendo acesso ao programa, mesmo após abrir o seu MEI. 

Eixo 2 – Acredita no seu negócio 

Este eixo foi dividido em diferentes tipos de projetos.

Quem pode se beneficiar pelo ‘Acredita no seu negócio’?

Eixo 3 – Acredita no crédito imobiliário

Neste caso, a ideia do governo é:

Quem vai se beneficiar pelo crédito imobiliário?

Eixo 4 – Acredita no Brasil sustentável

Pelo eixo 4 o governo federal vai facilitar o investimento de grupos estrangeiros em projetos voltados a transformação ecológica. 

Quem vai se beneficiar?

Como conseguir os benefícios do Acredita?

Por enquanto, apenas as negociações de dívidas pelo Acredita estão disponíveis desde o dia 23 de abril. O acesso ao crédito ainda não começou, e será preciso aguardar as liberações. 

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile