PcDs conseguem acelerar liberação do BPC participando de mutirão do INSS; veja como

Foi confirmado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) a realização de mutirão de perícias médicas para dar andamento aos pedidos de BPC (Benefício de Prestação Continuada). O serviço é válido para pessoas com deficiência, e deve atender inicialmente as regiões do Nordeste brasileiro. 

bpc
PcDs conseguem acelerar liberação do BPC participando de mutirão do INSS; veja como (Foto: FDR)

Desde o dia 22 de abril, o INSS junto com o Ministério da Previdência Social deram início ao mutirão para fazer perícias por telemedicina no Nordeste. As perícias são focadas em pedidos do BPC para PcD (Pessoa com Deficiência), e visam diminuir a fila de espera para acessar o benefício no estado. 

Como funciona a perícia médica por telemedicina?

A expectativa é de que sejam realizadas cerca de 15 mil perícias por mês. E o objetivo é que 106 agências do INSS sejam alcançadas, para isso o mutirão será gradativo e passará pelas unidades aos poucos até completar a meta. 

Na perícia médica por telemedicina é necessário:

Essa é uma estratégia para atender unidades do INSS no Nordeste onde não há peritos médicos fixos, ou onde o número de peritos é baixo.

Como participar do mutirão de perícias do BPC

Os atendimentos alcançarão os nove estados da região Nordeste, e os interessados precisam agendar o seu atendimento na perícia médica do mutirão. Eu explico mais sobre o pagamento do BPC, nesta matéria. 

Quem já tem perícia marcada também podem ligar e pedir para adiantar o atendimento, se beneficiando do mutirão.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile