Descubra as vantagens da nova Carteira de Identidade 2024 e como solicitar gratuitamente

Os brasileiros possuem uma nova opção de documento. É a CNI (Carteira Nacional de Identificação) que desde janeiro deste ano está disponível para todos os estados brasileiros, ou seja, independente do lugar que mora já é possível solicitar a versão mais moderna da carteira de identidade.

documento
Descubra as vantagens da nova Carteira de Identidade 2024 e como solicitar gratuitamente (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O principal diferencial da nova Carteira de Identidade é que ela coloca fim ao número do RG (Registro Geral). Aquela identificação de nove dígitos que é emitida para qualquer pessoa, inclusive para bebês, já não vai mais valer para quem fizer a opção pela CNI. E o motivo tem haver com segurança. 

De acordo com o Ministério de Gestão e Inovação, responsável pela CNI, o RG não é seguro. Isso porque, um mesmo cidadão pode emitir um novo de RG diferente em cada estado, logo uma pessoa poderia ter mais de 26 números de identificação diferentes o que dificultaria seu reconhecimento.

Além disso, ao permitir que tantos documentos sejam emitidos, o sistema também abre brecha para fraudes e falsidade ideológica. Pensando nisso, o RG chega ao fim e quem emite a nova Carteira de Identidade tem apenas o número do CPF para identificação. 

O governo federal informou que bancos, escolas, universidades, e qualquer empresa pública ou privada deve aceitar como identificação do cidadão o CPF conforme a nova CNI.

Vantagens de emitir a nova Carteira de Identidade

Além de simplificar a sua identificação nos órgãos do governo, ao emitir a nova carteira de identidade o cidadão ainda tem outros benefícios. Ao invés de carregar uma série de documentos vai conseguir simplificar, incluindo na CNI diferentes tipos de registros em seu nome.

Tudo porque, os principais benefícios desta nova versão são:

Estados que emitir a nova Carteira de Identidade

Embora o governo tenha exigido que os estados se adaptem a emissão da nova carteira de identidade, três unidades federativas ainda não oferecem o documento.

Nos locais onde é possível emitir, no entanto, as autoridades pedem calma da população. Isso porque, quem possuí a versão atual do documento não precisa fazer a troca imediatamente. O RG continua válido até 2032, ou seja, ainda tem oito anos para a mudança.

Se precisar renovar o seu documento atual, por ter perdido, rasgado, pela necessidade de incluir um novo sobrenome, ou porque passou do vencimento, basta procurar o órgão responsável se residir em um dos seguintes estados:

Como emitir a nova CNI no meu estado?

Ao procurar o órgão emissor do seu estado, opte pela nova carteira de identidade. Entenda como funciona a emissão gratuita acessando esta matéria escrita por mim.

A versão online pode ser emitida no App do Gov.br após o login procure por ‘Carteira de Identidade’. No entanto, essa opção só fica disponível para quem já tem a versão física em mãos, porque será preciso fazer a leitura de um QR Code que estará impresso no documento.

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile