13º salário do INSS 2024: entenda tudo sobre a antecipação do pagamento que começa a cair

Começou o pagamento do 13º salário do INSS 2024 para os mais de 33 milhões de beneficiários do Instituto. Mas, atenção, nem todas as pessoas que recebem benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social terão direito ao saque do abono anual. Saiba mais.

13º salário do INSS 2024: entenda tudo sobre a antecipação do pagamento que começa a cair (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

A antecipação do 13º salário do INSS 2024 foi anunciada há algumas semanas. Mas, apenas nesta quarta-feira, 23, os pagamentos começaram a serem feitos. O Instituto Nacional do seguro Social paga todos os meses 39.036.865 benefícios previdenciários.

Desse total, 5.657.745 são benefícios assistenciais e 33.379.120, previdenciários. Sendo que a maior parte dessas pessoas, 27.640.302, recebem o piso pago pelo instituto, ou seja, R$ 1.412, um salário-mínimo.

Pagamentos do INSS de 2024

No final da manhã da última terça-feira, 23, o INSS atualizou as informações sobre a folha de pagamento desse mês de abril, confira:

13º salário do INSS 2024: entenda tudo sobre a antecipação do pagamento que começa a cair (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Quem recebe o 13º salário do INSS?

Apenas quem recebe um dos benefícios abaixo poderá sacar o 13º:

Por outro lado, quem recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada) não tem direito ao 13º salário, com isso o pagamento seguirá no valor normal de R$ 1.412.

De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, o INSS desmentiu algumas informações falsas, as chamadas Fakes News, sobre o salário-maternidade, confira.

Como será feito o pagamento do 13º salário do INSS?

Segundo o próprio Instituto Nacional do Seguro Social o pagamento será feito em duas parcelas. Sendo que a primeira será depositada nesse mês de abril e corresponde a 50% do valor a que o segurado tem direito, sobre ela não serão feitos descontos.

Já a segunda parcela, que será paga entre o final de maio e o início de junho, terá incidência dos descontos do Imposto de Renda (IR) e da contribuição do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

O depósito continua sendo feito a partir do número final do cartão do benefício, desconsiderando o dígito após o traço e conforme o valor recibo, sendo que os benefícios no valor do piso do INSS são pagos primeiro.

Como dito antes as beneficiárias do salário-maternidade não recebem nesse mês de abril, a não ser que essa seja a última parcela do benefício. Caso contrário elas devem conferir na Carta de Concessão do Benefício qual é o último mês de pagamento.

Onde consultar o 13º salário?

Todos os beneficiários do INSS podem fazer a consulta do valor que será depositado de forma simples pela internet, basta seguir os passos abaixo:

Uma outra alternativa é ligar gratuitamente para a Central 135 pelo seu celular. No atendimento será necessário informar o número do CPF e confirmar algumas informações para comprovação da identidade do segurado.

Precisa antecipar o saque do décimo terceiro? Então, clique aqui e veja como receber o valor antes da data de depósito.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile