Brasileiros podem ter acesso a empréstimos mesmo estando desempregado, mas precisam ficar de olho às condições oferecidas. Dinheiro pode ser liberado na mesma hora e sem análise de crédito, em algumas opções. Confira alternativas para negativados.
Estar desempregado Isso porque o acesso ao crédito, incluindo empréstimos fica limitado. Algumas instituições financeiras por outro lado liberam crédito até para negativados. Antes de correr para uma delas é importante se lembrar que essa é uma nova dívida adquirida, o que significa que o não pagamento pode se tornar uma nova dor de cabeça. Com isso, as condições de pagamento devem ser analisadas.
Além disso, a motivação do empréstimo é um ponto de atenção, justamente por ele ser uma nova dívida.
Empréstimo para pessoas desempregadas ou com o nome sujo
Antecipação do FGTS
As condições variam de acordo com o banco que oferece a antecipação, em geral é possível antecipar até 12 parcelas, ou seja, 12 anos. Para ter acesso a essa antecipação é necessário aderir ao saque-aniversário, nessa modalidade os recursos são liberados uma vez ao ano.
A grande questão é que se o trabalhador for demitido ele não poderá sacar o restante do saldo da conta, que ficará retido.
Empréstimo Pessoal
Uma das formas mais fáceis de pegar dinheiro emprestado, no entanto, apenas alguns bancos oferecem o empréstimo pessoal para pessoas desempregadas. É importante conferir as condições oferecidas pelo seu banco e, se possível compará-la com outros.
Para as pessoas desempregadas é comum que um prazo maior de pagamento seja concedido, o que ajuda essas pessoas a quitarem a dívida.
Muitas empresas liberam a contratação pela internet, nesse caso o cidadão deve ficar de olho para não acabar acessando sites de golpistas. Prefira sempre utilizar aqueles sistemas em que já possui conta.
Empréstimo pessoal para negativados no Serasa
Uma das empresas que libera o maior valor para as pessoas é o Serasa, onde é possível conseguir até R$ 30 mil de empréstimo com parcelamento em até 48 meses. Nesse caso a empresa não oferece empréstimo para desempregados, mas possibilita que pessoas com nome sujo tenham acesso ao crédito.
Entre as vantagens dessa modalidade estão: A oferta ideal para o seu perfil financeiro; Empréstimo para negativado com a garantia Serasa; Crédito sem burocracia. A contratação é feita virtualmente pelo app do Serasa, para isso são necessários os seguintes documentos:
- Documento de identificação com foto, como RG, passaporte, carteira de trabalho, CNH (Carteira Nacional de Habilitação), carteira do órgão (OAB, CRM), entre outros.
- Comprovante de Renda: holerite, contracheque, extrato bancário, carteira de trabalho e declaração do Imposto de Renda.
- Comprovante de Residência: contas de água, luz, telefone (celular ou fixo), fatura do cartão de crédito, extrato do FGTS e mais.
Nessa modalidade é cobrada O CET e outros encargos: taxa de juros; IOF (Imposto sobre Operações Financeiras); impostos; seguros; tarifas de cadastro.
De acordo com nossa colunista Lila Cunha o Serasa está perdoando dívidas, saiba mais.
Empréstimo com bens como garantia
Uma modalidade não muito conhecida é o empréstimo com bens como garantia, nela o banco empresta um valor e o cidadão deixa um bem como garantia de que fará o pagamento. Esse bem pode ser, por exemplo, um carro ou uma casa. E, em algumas empresas até mesmo o celular pode ser usado como garantia no empréstimo, geralmente os valores são mais baixos nessa modalidade.
O grande problema dessa forma é que se o cidadão não fizer o pagamento da dívida o banco poderá tomar o bem. No caso do celular, por exemplo, a empresa poderá solicitar o bloqueio do aparelho, fazendo com que ele fique inutilizado.
Nesse tipo de empréstimo os juros são mais baixos e o valor liberado pelo banco é maior.
Entenda se vale a pena pegar um empréstimo para pagar suas dívidas, clicando aqui.