Com o saque-aniversário do FGTS é possível acessar uma vez por ano os recursos disponíveis nas contas dos trabalhadores. O valor é liberado conforme o saldo depositado em nome do profissional. Para ter acesso aso recursos é necessário fazer a adesão, veja como.
De acordo com a Caixa Econômica Federal mais de 32 milhões de pessoas já aderiram ao saque-aniversário do FGTS. A modalidade libera valores anualmente, servindo como uma “renda-extra” para os trabalhadores. Os valores são disponibilizados apenas para quem fizer a adesão nesse tipo de saque.
Para quem já fez a adesão e está precisando do dinheiro agora, existe a possibilidade de fazer a antecipação do saque. A especialista do FDR Lila Cunha apresenta opções para receber antes os recursos do FGTS, confira.
Como funciona o saque-aniversário?
- Todo trabalhador é inserido incialmente no saque-rescisão, onde só pode retirar o valor depositado pelo empregado após a demissão sem justa causa.
- Mas, em 2019 o governo criou o saque-aniversário, onde é possível receber parte do valor disponível na conta todos os anos no mês do seu aniversário.
- Nesse caso, o trabalhador deve fazer a adesão através do aplicativo FGTS.
- O grande problema é que se no período de 25 meses o trabalhador for demitido ele receberá apenas a multa de 40% e não poderá sacar o restante do valor disponível na conta.
Saque do FGTS de R$ 6 mil
- Por outro lado, o governo está liberado até R$ 6,2 mil dos limites das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
- O saque está disponível apenas para as cidades em situação de calamidade pública, confira a lista.
- Não é necessário ir até uma agência da Caixa para fazer o pedido do saque, ele pode ser feito diretamente pelo aplicativo do FGTS.
- A Caixa informou que o pedido de saque pode ser aceito em até 90 dias também pelo aplicativo.