Lula anuncia 112 mil imóveis para quem precisa de casa própria; saiba mais

Sob comando de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governo federal anunciou o investimento de R$ 11,6 bilhões para a construção de 112,5 mil moradias. A ideia é que os imóveis possam servir para facilitar a compra da casa própria de quem vive em regiões afastadas dos grandes centros. 

lula
Lula anuncia 112 mil imóveis para quem precisa de casa própria; saiba mais (Imagem: FDR)

No início de abril o presidente Lula preparou uma cerimônia para anunciar a construção de 112 mil imóveis pelo Minha Casa, Minha Vida. Na ocasião, foi anunciado que as expectativas iniciais do Ministério das Cidades para liberação de novas unidades habitacionais já foi superada em 140%. 

Quem vai se beneficiar com os novos imóveis do Minha Casa, Minha Vida?

Neste novo investimento anunciado pelo governo Lula, os imóveis serão liberados preferencialmente para quem vive em regiões afastadas da cidade. E ainda, aqueles que estão lutando por uma moradia. São duas modalidades do Minha Casa, Minha Vida (MCMV): o MCMV Rural e MCMV Entidades.

Serão beneficiados, principalmente:

  • Pessoas que vivem em regiões rurais;
  • Comunidades tradicionais como quilombolas e povos indígenas; e
  • Famílias organizadas pelos movimentos de luta por moradia.

Na modalidade rural foram selecionadas 2.105 de propostas de 1.137 de entidades organizadoras ligadas aos movimentos de luta por moradia, bem como organizações de representação de agricultores e trabalhadores rurais, além de entes públicos locais. E para o MCMV Entidades, foram 443 propostas de 206 entidades organizadoras.

Lula promete melhorias nos imóveis do Minha Casa, Minha Vida

Durante o discurso de apresentação do investimento para construção de novas unidades, o presidente Lula prometeu que vai melhorar a qualidade dos imóveis pelo Minha Casa, Minha Vida.

Hoje, as famílias mais pobres conseguem comprar por um preço melhor as casas que são construídas pelo próprio governo. São conjuntos habitacionais pensados justamente nas pessoas de menor renda, mas que, segundo Lula, estavam com qualidade muito inferior ao desejado. 

“(…) uma parte das pessoas não tem a menor noção de que pobre gosta de coisas boas. A casa não tinha nem quintal. Eu fiquei revoltado. Não é possível fazer casa sem varanda ou apartamento sem espaço para a pessoa sair para respirar e ver a lua cheia”, disse o presidente. 

Agora, o presidente prometeu que vai mudar a estrutura dos imóveis e elogiou aqueles que são construídos por entidades. Para saber o quanto custa comprar uma casa pelo MCMV, leia esta matéria escrita por mim. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com