Restituição do IRPF tem consulta de valor já liberada

A restituição do IRPF 2024 (Imposto de Renda Pessoa Física) começa a ser paga em maio. Ao todo, serão cinco lotes de depósitos que finalizam em setembro. O dinheiro ajuda a dar alívio financeiro para os grupos, já que depois de serem tributados, o seu rendimento tende a diminuir. 

irpf
Restituição do IRPF tem consulta de valor já autorizada (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

O pagamento da restituição do IRPF acontece na conta corrente que foi cadastrada, ou na chave PIX de número do CPF, o contribuinte pode escolher a melhor opção. Se quiser mudar os dados bancários o cidadão tem essa alternativa. Eu explico como fazer nesta matéria.

Como consultar o valor da restituição do IRPF?

Na verdade, antes mesmo da data de consulta da restituição do IRPF os contribuintes já conseguem verificar o valor que será pago. Existem duas opções de verificação, uma é mais completa e a outra disponibiliza apenas uma prévia.

Ao enviar a declaração do Imposto de Renda

Na data de consulta autorizada pela Receita Federal

Calendário de pagamentos da restituição do IRPF

O calendário da restituição do IRPF começa em maio e termina em setembro, os depósitos acontecerão sempre no último dia útil do mês.

Consulta da restituição do IRPF 2024

Para consultar se foi incluso no próximo lote de restituição do IRPF 2024, o contribuinte deve esperar uma semana antes da data de pagamento e seguir este passo a passo:

 

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile