5 opções de empréstimos para quem está desempregado ou com o nome sujo

Ter o nome sujo pode ser uma grande dor de cabeça para o cidadão, afinal o acesso a crédito acaba ficando comprometido. Outra situação de grande preocupação é o desemprego. Em ambas o acesso a empréstimos acaba ficando limitado; veja alternativas para ter dinheiro emprestado mesmo em uma dessas situações.

5 opções de empréstimos para quem está desempregado ou com o nome sujo (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Em geral os bancos fazem uma análise de crédito antes de concederem algum valor emprestado aos cidadãos. Isso significa que pessoas em situação de desemprego ou com o nome sujo podem ter dificuldades na hora de pedirem empréstimos.

Além de serem situações em que o cidadão acaba tendo muita preocupação com as responsabilidades diárias, compra de alimentos, pagamento de contas de luz e água, entre outras.

Mas, nem tudo está perdido, existem algumas alternativas para quem está em uma das situações citadas acima, conheça agora.

Empréstimo para pessoas desempregadas ou com o nome sujo

Microcrédito

Essa é uma alternativa bastante interessante, pois, os juros são mais baixos, por outro lado, o valor disponível também acaba sendo menor. Isso acontece porque os bancos entendem que há um risco maior de não receberem o valor emprestado de volta.

Inclusive, essa pode ser a alternativa ideal para investir em um negócio próprio e se tornar, por exemplo, um Microempreendedor Individual.

A colunista especialista, Lila Cunha, apresenta 5 opções de empréstimo para MEI, confira.

Empréstimo com garantia de bens

Nesse sistema o banco empresta uma quantia o cidadão deixa um bem como garantia de que fará o pagamento. Esse bem pode ser, por exemplo, um carro ou uma casa. 

O grande problema dessa forma é que se o cidadão não fizer o pagamento da dívida o banco poderá tomar o bem. Isso mesmo, existe o risco de acabar perdendo o carro deixado como garantia.

Nesse tipo de empréstimo os juros são mais baixos e o valor liberado pelo banco é maior.

Empréstimo Pessoal

Essa é uma das formas de empréstimo mais fáceis de serem acessadas. Mas, nem todos os bancos oferecem a possibilidade de pessoas desempregadas ou com o nome sujo acessarem.

É importante conferir as condições oferecidas pelo seu banco e, se possível compará-la com outros. 

O Banco do Brasil tem empréstimos com pagamento da primeira parcela só em seis meses, confira detalhes.

5 opções de empréstimos para quem está desempregado ou com o nome sujo (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Empréstimo pessoal para negativados no Serasa

É possível ter acesso a até R$ 30 mil com parcelamento em até 48 meses. Entre as vantagens dessa modalidade estão: A oferta ideal para o seu perfil financeiro; Empréstimo para negativado com a garantia Serasa; Crédito sem burocracia. Além disso tudo, a contratação é feita de forma totalmente virtual, o que significa que você não vai precisar ir até um banco, basta acessar o app do Serasa e ter em mãos os seguintes documentos:

Nessa modalidade é cobrada O CET e outros encargos: taxa de juros; IOF (Imposto sobre Operações Financeiras); impostos; seguros; tarifas de cadastro.

Pontos de atenção ao contratar um empréstimo

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile