As provas do ENEM 2024 devem ser aplicadas em todo o Brasil no mês de novembro. E alguns estudantes vão ganhar um incentivo extra para participarem do exame. Período para solicitar a isenção acaba em poucos dias. Veja como aproveitar todas as vantagens possíveis do Exame Nacional do Ensino Médio.
O INEP iniciou os preparativos para o ENEM 2024, que é a principal forma de entrar no ensino superior atualmente. A data oficial de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio ainda não foi divulgada. Mas, o prazo para a solicitação já foi aberto e será encerrado nos próximos dias.
Nesse ano além da isenção os estudantes também contam com um importante incentivo extra que deve aumentar a participação na prova.
Isenção no Enem 2024
Nessa edição o INEP vai conceder a isenção, ou seja, a gratuidade da taxa de inscrição aos seguintes grupos:
- Quem está matriculado na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2024), em escola pública;
- Quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
- Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).
- Estudantes que recebem o Pé-de-meia
Confira o passo a passo para pedir a isenção, clicando aqui
Incentivo à participação no Enem 2024
- Nesse ano o Ministério da Educação está trazendo algumas novidades sobre o ENEM, uma delas relacionada ao documento de identificação, saiba mais.
- Além disso, como citado acima os participantes do Pé-de-meia terão isenção no exame, veja detalhes.
- Mas, não é só isso, o MEC também vai pagar o incentivo-Enem, voltado a quem está inscrito no Pé-de-meia e participar dessa edição com o pagamento de R$ 200.
- O pagamento não depende do desempenho do estudante e, segundo a Caixa Econômica, o valor será depositado entre 23/12/24 e 03/01/25.
A colunista especialista Lila Cunha explica como descobrir se você tem direito ao Pé-de-meia, confira.